4. (UFMT)
Abandonando o espírito destrutivo e irreverente dos primeiros momentos do Modernismo,, a partir de 1930, apresenta um gradual amadurecimento. Livres da preocupação de chocar o público conservador, os poetas dessa fase tendem para uma revalorização das formas poéticas tradicionais.
Canção
Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar
Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.
O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...
Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.
Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.
Em relação à construção dos sentidos do poema, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. *
1 ponto
( ) O emprego de verbos na primeira pessoa do singular, pois abri e chorarei, explica-se pela atitude egocentricamente lírica da poetisa.
( ) A recorrência aos possessivos: meu sonho, minhas mãos, meu navio, meus olhos, minhas duas mãos, reforça uma característica centralizadora do eu poético.
( ) O substantivo sonho deve ser entendido como uma manifestação psicofisiológica ocorrente durante o sono.
( ) A dimensão emocional, no poema, dá suporte a atitudes que seriam inverossímeis fora do contexto lírico (abrir o mar com as mãos, por exemplo).
Assinale a sequência correta:
V, V, F, V
V, V, V, F
V, F, F, F
F, V, F, V
F, F, V, V
Soluções para a tarefa
Em relação ao poema "Canção", de Cecília Meireles, a sequência correta é:
F, V, F, V
Explicação:
(FALSO) O emprego de verbos na primeira pessoa do singular, pus, abri e chorarei, explica-se pela atitude egocentricamente lírica da poetisa.
> O uso de verbos na primeira pessoa do singular se explica pelo fato de o eu lírico descrever suas próprias ações e sentimentos. Não tem a ver com um aspecto egocêntrico da escritora. É natural o uso de verbos nessa pessoa em poemas líricos.
(VERDADEIRO) A recorrência aos possessivos: meu sonho, minhas mãos, meu navio, meus olhos, minhas duas mãos, reforça uma característica centralizadora do eu poético.
> A repetição dos pronomes possessivos destaca o foco no eu lírico e nas coisas que lhe pertencem, reforçando como o texto está centrado no eu poético.
(FALSO) O substantivo sonho deve ser entendido como uma manifestação psicofisiológica ocorrente durante o sono.
> Na verdade, o "sonho" deve ser entendido em sentido figurado, ou seja, refere-se a desejo, utopia, fantasia, ideia que persiste e domina a mente.
(VERDADEIRO) A dimensão emocional, no poema, dá suporte a atitudes que seriam inverossímeis fora do contexto lírico (abrir o mar com as mãos, por exemplo).
> "Abri o mar com as mãos", por exemplo, é uma ação só possível no contexto metafórico do poema.