História, perguntado por merinhalucenaRL3618, 10 meses atrás

4(UFG-GO) "Os termos 'cidadania' e 'cidadão' estão tornando-se de uso frequente nas mais variadas formas de discurso, eruditos ou comuns, integrando-se às práticas cotidianas da língua."PINA, A. "Cidadania e educação: aspectos históricos e perspectiva". In: Educação, tributação e cidadania. São Paulo, 1995. p. 61.A defesa da cidadania, conforme o texto, foi incorporada nos mais variados discursos políticos e perdeu a conotação partidária: todos são defensoresdo cidadão. O que, muitas vezes, se desconsidera é que a cidadania, ao longo da História, foi conquistada em um lento processo de lutas, que remonta ao mundo antigo.Com base no exposto, responda:a)O que garantia aos atenienses a condição de cidadãos? /H13b)Quais as condições fundamentais para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
88

Olá,


A) Somente os homens filhos de pais comprovadamente atenienses e que tivesse nascido livre possuía o direito a ser um cidadão ateniense. Com isso, poderia participar da vida política através do voto e adquirir propriedades, além de cumprir as obrigações que sua cidadania implicava, tal como o serviço militar e a participação em assembleias.



B) Atualmente, quando falamos de Brasil, é cidadão todo aquele que nasce no território brasileiro ou é filho de pai ou mãe brasileira. Isso implica no direito a educação, saúde e ao voto, além é claro, de todas as obrigações (serviço militar, voto). As mulheres estão dispensadas do serviço militar, mas não do voto.


Espero ter ajudado!

Respondido por kevinmarinhoalencar
15

Resposta:

a) A garantia à cidadania estava estreitamente ligada à participação dos homens nascidos na cidade e filhos de cidadãos da pólis. O cidadão era o resultado de uma nova concepção de governo, em que as decisões sobre a cidade extrapolavam o controle dos sacerdotes e do soberano e ampliavam-se para o conjunto da sociedade política.

b) No mundo contemporâneo, a cidadania está baseada no princípio da igualdade jurídica dos cidadãos, sejam eles homens ou mulheres, e na percepção de um indivíduo social dotado de direitos e deveres prescritos pela lei. A cidadania aparece associada a direitos universais, cujo exercício independe de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição. O marco desse novo princípio se encontra na Declaração dos Direitos do Homem, da ONU, elaborada em dezembro de 1948, em Paris.

Explicação:

Perguntas interessantes