4 (UEL) - Em sua obra Leviatã, o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588 – 1679) descreveu uma sociedade marcada pela ausência de uma liderança que se mostrasse capaz de reunir os indivíduos sob um comando soberano. Hobbes constatou a falência do Estado monárquico absolutista e reconheceu que da anarquia da guerra civil deveria se erguer uma sociedade de normas, regida por leis comuns, e sob a liderança de uma autoridade soberana que não conheceria limites para o exercício de seu poder. A vantagem evidente da passagem do estado de natureza para o estado civil, segundo Thomas Hobbes, estava no fato de que a nova ordem pública, a ser instituída por meio de um contrato social (entre todos os indivíduos) e por um pacto político (entre os indivíduos e o governante), levaria à completa superação de aspectos peculiares à vida precária no estado de natureza, como por exemplo, a morte prematura e violenta. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a nova forma de representação do poder político proposta por Hobbes:
a) Critica o absolutismo de direito civil e propõe em seu lugar uma democracia forte, lançando, assim, as bases do liberalismo clássico.
b) Indica que o contrato social hobbesiano é democrático, pois busca preservar o direito dos súditos em detrimento do poder absoluto do soberano.
c) Sugere que o contratualismo proposto por ele levaria à constituição de um regime político autoritário, já que as leis emanam da vontade exclusiva do governante.
d) Revela que seu pensamento é incompatível com a defesa de formas autoritárias do exercício do poder, porque sua proposta se firma na soberania do povo.
e) Aponta que, se não fosse o risco da morte prematura e violenta, o estado de natureza dispensaria a necessidade do estado civil
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta: c) Sugere que o contratualismo proposto por ele levaria à constituição de um regime político autoritário, já que as leis emanam da vontade exclusiva do governante.
Explicação:
Respondido por
9
Resposta:
c) sugere que o contratualismo proposto por ele levaria à constituição de um regime político autoritário, já que as leis emanam da vontade exclusiva do governante.
Explicação:
(geekie)
A concepção hobbesiana de Estado está relacionada com a ideia de um governo soberano, responsável por garantir a segurança dos súditos. Na medida em que, segundo o seu modelo, estes transferem para o soberano o direito ao uso da força e da violência, pode-se dizer que Hobbes está fazendo uma apologia a um regime autoritário.
Anexos:
Perguntas interessantes
Filosofia,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás