4) (UEL) "Caminhando contra o vento /Sem lenço, sem documento / No sol de quase dezembro / Eu vou / [...]
Por entre fotos e nomes / Sem livro e sem fuzil / Sem fome sem telefone / No coração do Brasil / Ela nem sabe até pensei / Em cantar na televisão / O sol é tão bonito /Eu vou / Sem lenço sem documento / Nada no bolso ounas mãos / Eu quero seguir vivendo amor."
(CaetanoVeloso, música "Alegria Alegria")
Com base na letra da canção e nos conhecimentos sobre o tropicalismo, é correto afirmar
a) ao criticar a sociedade por meio da construção poética, a canção questiona determinada concepção de esquerda dos anos 1960.
b) a letra da canção mostra que os tropicalistas usavam a arte como instrumento para a tomada do poder.
c) ao valorizar a aproximação com a mídia os tropicalistas colocaram num plano secundário a qualidade estética de suas canções.
d) para o tropicalismo as transformações sociais precedem as mudanças ocorridas no plano subjetivo.
e) a letra da canção enfatiza temas sociais e revela o engajamento do autor na resistência política armada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A ) ao criticar a sociedade por meio da construção poética, a canção questiona determinada concepção de esquerda dos anos 1960.
Compreende-se que a música possui um senso crítico em relação à sociedade da época. Dessa forma, Caetano presenta um posicionamento positivo sobre as esquerdas, esta posição é criticada por Belchior, em Fotografia 3x4 quando fala “Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua”. Assim, a alternativa adequada é a A.
Tropicália, Belchior e crítica
A Tropicália foi um movimento musical que respondeu ao contexto dos anos de 1967 a 1969, em período de ditadura militar no Brasil. A proposta era produzir uma nova noção de Música Popular Brasileira (MPB) que representasse o Brasil em sua variadas facetas.
Continue estudando mais sobre Tropicália em: https://brainly.com.br/tarefa/36132065
#SPJ3