4. Também é dupla a interlocução que ela mantém na narrativa.
a) Barbie, nome do caderno em que faz suas anotações, pode ser considerado como
uma primeira camada dessa interlocução. O que ela registra no caderno?
b) O caderno também pode ser considerado uma estratégia de construção narrativa
representar outro interlocutor no romance. Quem seria ele?
Soluções para a tarefa
Podemos verificar a interlocução dupla nesse texto, na narração e no uso do diário em conjunto no texto.
Assim analisando as perguntas de duplas interlocução podemos entender que:
A) Ela registra, em um primeiro momento, as atividades de seu dia-a-dia, colocando nelas as suas emoções, opiniões, sentimentos, enfim, a maneira como ela viu e sentiu esses momentos.
B) Esse interlocutor é quem está lendo o texto, o leitor. Existem autores que utilizam esse recurso de “conversar” com o leitor. Sendo diretamente, como o próprio Machado de Assis faz, efeito chamado “quebra da quarta parede” ou, utilizando alguns artifícios, como o texto de Maria Valéria Rezende, que, em meio ao texto, cita o nome de “Barbie” como uma forma de despertar a atenção do leitor e fazê-lo perceber que a “conversa” é com ele.
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