4) Sobre o surgimento da estética enquanto reflexão sobre a beleza, assinale a alternativa correta:
a) Surge no século XVIII, com o filosofo alemão BAUMGARTEN. b) O contexto histórico do surgimento foi o do Iluminismo e Absolutismo. c) as reflexões, até então, privilegiavam a razão em detrimento do corpo. Nesse sentido, a estética ilumina uma forma de pensar que remete aos sentidos. d) O conhecimento sobre o corpo possibilitou o seu controle e a ser visto como objeto, como uma máquina, adaptável ao processo de produção capitalista. e) Todas as alternativas sobre o surgimento da estética estão corretas.
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4 - continua a ser discutida até os dias atuais com sucesso.
É Incorreta a alternativa E.
Complementando: assinale a alternativa que não está relacionada com a Estética como disciplina filosófica.
a) Estética e a tradução da palavra grega aisthetiké que significa “conhecimento sensorial, experiência sensível, sensibilidade”; só na modernidade, por volta de 1750, foi utilizada para referir-se aos estudos das obras de artes enquanto criações da sensibilidade tendo como finalidade o belo.
b) Desde seu nascimento como disciplina específica da filosofia, a Estética afirma a autonomia das artes pela distinção entre beleza, bondade e verdade.
c) Ainda que a obra de arte seja essencialmente particular, em sua singularidade única ela oferece algo universal. Eis a peculiaridade do juízo de gosto: proferir um julgamento de valor universal tendo como objeto algo singular e particular.
d) A Estética não cabe apenas ocupar-se com o sentimento de beleza, mas também com o sentimento de sublime.
e) Considerando que tanto o gosto do artista quanto os gostos do publico são individuais e incomparáveis e que, portanto, “gosto não se discute”, a Estética como disciplina da filosofia está destinada ao fracasso, pois não é possível dar universalidade ao juízo de gosto. INCORRETA.
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Resposta:
4 - continua a ser discutida até os dias atuais com sucesso.
é incorreta a alternativa E.
a) estética e a tradução da palavra grega aisthetiké que significa “conhecimento sensorial, experiência sensível, sensibilidade”; só na modernidade, por volta de 1750, foi utilizada para referir-se aos estudos das obras de artes enquanto criações da sensibilidade tendo como finalidade o belo.
b) desde seu nascimento como disciplina específica da filosofia, a estética afirma a autonomia das artes pela distinção entre beleza, bondade e verdade.
c) ainda que a obra de arte seja essencialmente particular, em sua singularidade única ela oferece algo universal. eis a peculiaridade do juízo de gosto: proferir um julgamento de valor universal tendo como objeto algo singular e particular.
d) a estética não cabe apenas ocupar-se com o sentimento de beleza, mas também com o sentimento de sublime.
e) considerando que tanto o gosto do artista quanto os gostos do publico são individuais e incomparáveis e que, portanto, “gosto não se discute”, a estética como disciplina da filosofia está destinada ao fracasso, pois não é possível dar universalidade ao juízo de gosto. INCORRETA.
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