4.) Sobre o neoliberalismo na América Latina nos anos 1980, podemos afirmar:
a) Foi totalmente coerente e próximo ao aplicado nos EUA e na Inglaterra
b) Foi incoerente por estabelecer liberdade ao capital mas manter um estado rígido, crescente e
controlador ao mesmo tempo através de ditaduras, como no caso do Chile
c) Não houve investimento na industrialização
d) O neoliberalismo não fez parte de políticas em nenhum país na América Latina
e) Nenhuma das anteriores
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) a hegemonia neoliberal na América Latina foi impulsionada pelo Consenso de Washington.
O Consenso de Washington foi uma série de 10 medidas formuladas em 1989 pelo FMI, Banco Mundial e departamentos dos EUA para a economia mundial. É possível dizer que essas medidas formaram o núcleo duro do neoliberalismo, prevendo medidas como privatizações, redução dos gastos públicos, afrouxamento das leis trabalhistas, etc. Tais medidas foram seguidas pelos países da América Latina. No Brasil o consenso foi seguido principalmente durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso - FHC (1995-2003).
Erro nas outras alternativas:
b) A adesão ao neoliberalismo não foi uma escolha, e muito menos feita por governos progressistas, que naturalmente seriam opostos a esse tipo de política. O neoliberalismo ganhou força por pressão dos países centrais, principalmente dos Estados Unidos.
c) Não é possível dizer que esse tipo de política perpetuou-se como hegemônica pois a partir do início dos anos 2000 uma leva de governos progressistas mais voltados para o socialismo chegaram ao poder na América Latina: Lula no Brasil, Chávez na Venezuela, Morales na Bolívia, Correa no Equador, Kirchner na Argentina e Mujica no Uruguai são alguns exemplos.
d) Os movimentos operários sempre foram grandes críticos do neoliberalismo. Uma das características neoliberal é o afrouxamento das leis trabalhistas, o que vai contra tudo que o movimento operário defende.
e) A hegemonia neoliberal nos anos 90 é uma realidade, não sendo um equívoco ou exagero por parte de autores marxistas.
Explicação:
Bons estudos! Melhor resposta por favor.