4) Sobre o Fascismo e Nazismo explique: O que foi, onde e quando ocorreu, seus ideais e seu líder. *
Soluções para a tarefa
FACISMO:
O fascismo é um conceito que gera muito debate por sua complexidade, já que é um movimento político que se adapta a diferentes circunstâncias e apropria-se de ideais de diferentes ideologias. De toda forma, o fascismo, enquanto movimento político e social, possui uma retórica populista que explora assuntos como a corrupção endêmica da nação, crises na economia ou “declínio dos valores tradicionais e morais” da sociedade. Além disso, defende que mudanças radicais no status quo (expressão em latim para referir-se ao “estado atual das coisas”) devem acontecer.
Hitler e Mussolini são entendidos como líderes dos dois grandes movimentos fascistas do século XX: o alemão e o italiano, respectivamente.**
Uma vez que ocupa espaços de poder, o fascismo transforma-se em um regime extremamente autoritário, baseado na exclusão social, portanto, hierárquico e bastante elitista. O termo “fascismo” pode ser usado para referir-se:
1. Ao fascismo surgido na Itália e liderado por Benito Mussolini.
2. À expressão extrema do fascismo sob a ideologia nazista, desenvolvida por Adolf Hitler.
3. Aos regimes que surgiram durante o período entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda inspirados ideologicamente no fascismo italiano, como foram os casos do salazarismo, em Portugal, do franquismo, na Espanha, do movimento Ustasha, na Croácia etc
NAZISMO:
Corrente política surgida na Alemanha no final da década de 1910 e início da década de 1920, o nazismo foi uma das principais expressões do fascismo europeu durante o período entre guerras. Tendo como principal liderança o ex-cabo do exército alemão na I Guerra Mundial, Adolf Hitler, o nazismo construiu um Estado totalitário na Alemanha na década de 1930, sendo esse fato o principal motivo de eclosão da II Guerra Mundial.
O nazismo, como uma das expressões do fascismo, também se caracterizou pelo nacionalismo, que colocava os interesses da nação como primordiais; pelo militarismo, radicando na ação militar a solução para os problemas econômicos e sociais do país, principalmente a garantia da estabilidade da ordem social; pelo autoritarismo, restringindo a participação política e centrando o poder na figura de um líder; pelo anticomunismo, apontando os comunistas como responsáveis pelos problemas sociais; e pelo idealismo e romantismo, estimulando a irracionalidade como meio de adesão às propostas políticas de solução dos problemas nacionais.
ESPERO TER AJUDADO!