4) Segundo texto,por que o uso de canudos descartáveis superou uso de copo descartáveis ?
Soluções para a tarefa
Olá boa noite,
canudo de plástico descartável não é o único vilão do meio ambiente, sabia? Ele anda lado a lado e de mãozinhas dadas com o copo plástico descartável, outro inimigo ambiental! A maior parte da produção do copo descartável é usada em ambientes corporativos, festas e eventos – não é muito comum usar em casa. Mas mesmo que o uso dos copos de plástico não aconteça com frequência na sua casa, a sua produção continua disparada todos os dias.
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Mas ainda podemos reciclar todos essa produção, certo? Errado. O plástico tem potencial para reciclagem, mas o seu mercado ainda é muito precário, cada quilo do material pode ser vendido por até R$ 0,20 – são necessários mais de 400 copos de plástico descartáveis para somar apenas um quilo. Além disso, de todo o plástico que já foi produzido em todo o mundo, desde sua invenção ainda em 1950, apenas 9% foi realmente reciclado para entrar novamente no ciclo de produção.
E ainda com esse cenário preocupante sobre a reciclagem do plástico, existem os materiais que são descartados de forma errada e vão parar nos aterros sanitários. Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor – e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico e continua na natureza. Isso porque o copo plástico descartável é produzido a partir do poliestireno, um componente derivado do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável.
Saiba mais: poluição plástica: como o consumo continua poluindo o planeta
O impacto do copo plástico descartável

Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).
Esse plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.