4) Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas são deficientes auditivos. Muitas foram as batalhas travadas pela comunidade de surdos do Brasil para que eles fossem visualizados e incluídos na sociedade. Uma das conquistas mais significativas é a sanção da Lei n° 10.436/ 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Decreto nº 5626/ 2005 que a regulamenta. Leia os itens abaixo e aponte quais deles fazem parte do cenário curricular bilíngue para pessoas surdas. I - Libras é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas, em que as letras, os algarismos e os sinais gráficos são representados por uma combinação de pontos em relevo, que são lidos da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos. II - A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. III - São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. IV - A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Soluções para a tarefa
1) A mais recente iniciativa com relação às políticas curriculares no Brasil refere-se à criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, este documento deve ser analisado e questionado de forma muito cuidadosa. Por que?
b) Por ser ser definida como um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos da educação básica devem ter acesso durante seus processos de aprendizagem.
2) A versão final da BNCC define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica.
Faça a correspondência entre algumas destas competências com os seus objetivos.
(1) Pensamento científico, crítico e criativo
(2) Argumentação
(3) Empatia e Cooperação
(4) Autogestão
(5) Autonomia e responsabilidade
( ) Entender o mundo do trabalho e planejar seu projeto de vida pessoal, profissional e social.
( ) Exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento científico, a criticidade e a criatividade.
( ) Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
( ) Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
( ) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
c) 4, 1, 3, 2, 5.
3)
De acordo com Copette, a interculturalidade é um um processo dinâmico marcado pela intercessão de perspectivas que podem ser entendidas como representações sociais produzidas em interação (2012, p. 341).
Fonte: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/viewFile/36226/19869. Acesso em 05 de setembro de 2017.
De acordo com a afirmação, assinale a alternativa que apresenta um projeto educacional que contempla a interculturalidade.
Assinale a alternativa correta:
b) Um projeto educativo para que reconhece e inclui as diferenças como algo positivo.
4) Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas são deficientes auditivos. Muitas foram as batalhas travadas pela comunidade de surdos do Brasil para que eles fossem visualizados e incluídos na sociedade. Uma das conquistas mais significativas é a sanção da Lei n° 10.436/ 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Decreto nº 5626/ 2005 que a regulamenta.
Leia os itens abaixo e aponte quais deles fazem parte do cenário curricular bilíngue para pessoas surdas.
I - Libras é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas, em que as letras, os algarismos e os sinais gráficos são representados por uma combinação de pontos em relevo, que são lidos da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos.
II - A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
III - São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.
IV - A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
d) II, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.