Geografia, perguntado por guririririr434343433, 9 meses atrás

4 - Segundo dados do Instituto de Pesquisa Económica
Aplicada (Ipea), o número de pessoas saindo do
Nordeste rumo ao Sudeste foi, pela primeira vez, menor
do que o do sentido contrário. Essa tendência repetiu-se
anualmente até 2008. Explique os principais fatores que
possibilitou diminuir o número de pessoas saindo
nordeste em direção a região sudeste.

Soluções para a tarefa

Respondido por aninthefox13
0

Resposta:

O Nordeste brasileiro tem-se caracterizado como uma área de intensos fluxos emigratórios. No cerne desses movimentos podem ser localizados alguns fatores historicamente conhecidos, como a estagnação econômica, as mais diversas manifestações de desigualdades sociais, sobretudo os elevados níveis de desemprego nas áreas urbanas da região.

As transformações na estrutura produtiva brasileira e as novas configurações do desenvolvimento regional que se delineiam a partir da década de 70 ambientam importantes modificações na dinâmica migratória nordestina. O processo de desconcentração econômica, amparado pelas políticas de incentivo ao investimento industrial no Nordeste, influencia o comportamento da migração nordestina na década de 80, onde se destacam os fluxos de retorno

Resumo : Os principais motivos de migração são por conta de grande parte ser por falta de empregos e falta de condições de viver naquele lugar. Então as famílias ou um indivíduo em busca de algo melhor vão para outros lugares a procura.

Mais atualmente essa migração não está acontecendo com frequência pos os empregos as infraestrutura e a chances de vida aumentaram no Nordeste , e alguns que estavam fora de seu local de origem voltaram.

Perguntas interessantes