Pedagogia, perguntado por Barros34, 1 ano atrás

4)
Segundo Cunha, Costa e Martelotta (2011) a Linguística é a disciplina que estuda cientificamente a linguagem, ou seja, se ocupa em investigar as línguas naturais. Para esses autores, no entanto, "o linguista não é necessariamente um poliglota ou um conhecedor do funcionamento específico de várias línguas, mas um estudioso dos processos através dos quais essas várias línguas refletem, em sua estrutura, aspectos universais essencialmente humanos" (2011, p. 16).

(CUNHA, Angélica Furtado da. COSTA, Marcos Antonio. Martelotta, Mário Eduardo. Linguística. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo et all. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2011).

Tendo em vista essa definição, é possível afirmar que a Linguística possui várias frentes de pesquisa. Algumas das áreas dos Estudos da Linguagem se ocupam em estudar os fenômenos da língua sob o ponto de vista sincrônico e, por outro lado, outras vertentes se debruçam sob a investigação histórica. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta características específicas da Filologia:

Alternativas:

a)
É uma ciência histórica que visa ao conhecimento das civilizações passadas através dos documentos escritos que elas nos deixaram: esses nos permitem compreender e explicar as sociedades antigas.
b)
É a área da linguística que se ocupa em estudar a língua em seu estado atual, buscando explicar os fenômenos realizados pelos falantes ao se expressarem.
c)
Área da linguística que se ocupa em estudar as substituições que se operam na língua tendo em vista a observação de etapas sucessivas de sua trajetória através do tempo, realizando, portanto, uma análise puramente estrutural.
d)
Ciência histórica que visa analisar gramaticalmente os documentos antigos, com o objetivo de prescrever novas regras gramaticais para a língua estudada.
e)
Ciência sincrônica que tem como objetivo o estudo dos diversos idiomas, sobretudo a estrutura interna de cada língua estudada, tendo em vista o seu estado atual.
5)
De acordo com Coutinho (1974, p. 47), "A língua portuguêsa proveio do latim vulgar que os romanos introduziram na Lusitânia"

(COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática Histórica. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1974.)

A língua latina possui muitas modalidades. Podemos, portanto, falar em latim arcaico, vulgar, clássico, eclesiástico, entre outros. Assim, analise as opções abaixo:



I.O latim era falado nas diferentes regiões do Império Romano, era, portanto, a língua oficial de Roma.

II.A língua latina expandiu-se para outras regiões por meio das conquistas realizadas pelo Império Romano, ou seja, os territórios tomados por Roma se latinizaram.

III.A modalidade clássica e a modalidade vulgar do latim apresentam particularidades bastante distintas e, por isso, são consideradas duas línguas diferentes.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alterna

Soluções para a tarefa

Respondido por paulaeitalo
1
Questão (4): a resposta é a letra a) E uma ciência histórica que visa.....
Questão (5): a resposta é a 1 e a 2
1- O latim era falado...
2- A língua latina expandiu......
Perguntas interessantes