4. Segundo Coelho e Costa (2011, p. 13-19), as possibilidades de humanização, como a vocação histórica, por exemplo, têm raízes na inconclusão dos seres humanos que se encontram "em um permanente movimento de busca". Essa é a base da relação entre a educação e a formação humana. Dialogando com Paulo Freire, compreendemos que a formação humana envolve, historicamente, processos humanizadores e desumanizadores, que tensionam a transformação de homens e mulheres em seres menos incompletos no esforço de "ser mais". Sendo assim, podemos afirmar que:
Soluções para a tarefa
Acerca dos conceitos modernos da educação, como humanização e desumanização, é assertivo afirmar que o desejo de "ser mais" está de acordo com a proposta do PCN de História. Alternativa A.
O desejo de "ser mais" no ensino da História
Esse desejo de "ser mais" se desenvolve a partir das observações das posturas humanas em época anteriores, onde ocorriam notáveis explorações, matanças sem precedentes e guerras de forma quase interrupta, de modo que, quando comparada a tais períodos passados, a época contemporânea apresenta uma cultura de mais paz e respeito conquistados graças às reformulações nas leis.
Assim, diante do ensino de História, o desejo de "ser mais" deve ser inerente à cada ser humano, cuja vontade de ser melhor que as sociedades viventes em tempos passados é encorajada para que os contextos sociais possam ser a cada dia mais favoráveis em prol da manutenção da qualidade de vida vivenciada em tantos países modernos e democráticos onde a dignidade humana é valorizada.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a) Esse desejo de "ser mais" está de acordo com a proposta do PCN de História;
- b) O professor do ensino do segundo ciclo não está preparado para essa missão escolar;
- c) O papel do professor enfraqueceu com a introdução dos PCNs, uma vez que se criou uma autonomia para o aluno no processo escolar;
- d) A afirmativa das autoras é utópica, pois é impossível desenvolver o que se propõe;
- e) A afirmativa das autoras determina, de fato, quem é o sujeito histórico de forma pronta e acabada.
Aprenda mais sobre o ensino de História: brainly.com.br/tarefa/1561959
#SPJ4