Filosofia, perguntado por mandinhamansk, 1 ano atrás

4) Segundo Adorno, existe uma indústria cultural que manipula a mente das pessoas. Essa afirmação é legitima ou é apenas mais uma maneira de analisar o mundo onde se vive?

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
3

Resposta:

Sim, é legitima pelo fato de ser a Indústria Cultural uma difusora de ideologias hegemônicas por meio do consumo.

Explicação:

A  Indústria Cultural de fato influencia as pessoas (manipular é um termo inadequado, na minha opinião) a consumir produtos e ideologias cujos os valores que são impressos nesses produtos tem por intencionalidade apenas o lucro.

Theodor Adorno tem um livro chamado "As Estrelas Descem à Terra" em que sua crítica se foca nas narrativas usadas pelos jornais na seção "Horóscopo"! Segundo ele, ninguém garante que as narrativas usadas ali tinham certa veracidade mas as pessoas (algumas sim, outras não) não só acreditavam nessas narrativas como também mudavam o comportamento em razão dessas narrativas. Os imperativos como "faça seu dia ser o que você quiser porque estamos no periodo de Mercúrio retrógrado" ou "Hoje faça aquele jantar especial mostrando seu lado canceriano (a) de ser", segundo Adorno, era assimilado pelas pessoas de modo que nenhuma delas se perguntava do porquê disso mas os jornais não só difundiam isso como vendiam exemplares a pessoas que só compravam o jornal para ler o horóscopo, ou seja, se a economia vai mal... dane-se! Se a violência atingiu patamares absurdos... que eu tenho haver com isso? e etc.

O mesmo se aplica hoje para quem compra o jornal para ler as notícias do time de futebol ao qual torce! A pessoa sabe tudo do time, até fala aos auto brados "meu time, meu clube" (que dele só é a camisa oficial que ele comprou e muito caro!) e até matam "por amor ao clube"... Adorno diria que isso é a consequência da Indústria Cultural que cega as pessoas e as tolhe de transformar a realidade social ao qual estão inseridos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes