Filosofia, perguntado por italosousasantos01, 5 meses atrás

4- Se queremos compreender a ideia platônica do que vem a ser felicidade, faz-se necessário em primeiro lugar compreender o que significa a alma humana, pois, de acordo com Platão, o homem é constituído essencialmente da alma e está veio a existir antes do corpo. Neste sentido, a união entre alma e corpo seria puramente acidental, visto que lugar da alma não é o mundo material. De acordo com esse filósofo, a alma estaria dividida em três partes: a) Alma dialética, sensível e supra sensível; b) Alma material, animal e concupiscente; c) Alma concupiscente, sensível, e racional; d) Alma concupiscente, alma irascível e alma racional.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jjqrebello
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Resposta:

d) Alma concupiscente, alma irascível e alma racional.​

Explicação:

Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada pela coragem como virtude cavalheiresca; alma apetitiva, correspondendo à parte inferior do corpo humano (baixo ventre), à qual se ligam os artesãos, comerciantes e o povo (cultura dominante hoje – sexo).

O virtuosismo platônico tem relação direta com o domínio das tendências irascíveis (ira, raiva) e concupiscíveis ou apetitivas humanas (inclinação a gozar os bens materiais; apetite sexual; sensualidade - alma apetitiva), tudo com vistas à supremacia da alma logística. Então, virtude significa controle, ordem, equilíbrio, em que às almas irascíveis e apetitivas se submetem aos comandos da alma racional, que é a alma logística. Assim, a boa conduta será a que se afinar com a alma logística.

A conduta ética que deflui da alma logística (racional) é exatamente a de realizar o controle e equilíbrio entre as partes da alma, de modo que o todo se administre por força racional controlando os instintos ferozes (alma irascível) e o descontrole sexual (alma apetitiva).

Ressalta-se que onde predomina as partes inferiores (peito - alma irascível e baixo ventre - alma apetitiva) com relação a alma racional (logística), aí está implementado o reino da desordem, isso porque ora manda o peito, e suas ordens e mandamentos são incontroláveis (ódio, rancor, inveja, ganância etc.), ora manda a paixão ligada ao baixo ventre (sexualidade, gula etc.)

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