4) Sabendo que o brincar é parte importante do desenvolvimento do sujeito, analise as sentenças abaixo: I - O verbo brincar deriva de brinco, tendo vários significados, como foliar, divertir-se, entreter-se, gracejar, jogar, etc. II - O verbo brincar deriva jogo, tendo vários significados, como foliar, divertir-se, entreter-se, gracejar, jogar, etc. III - É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral. IV - Brincar relaciona-se ao objeto e ao imaginário.
Soluções para a tarefa
Resposta:letra B
Explicação:
O brincar
Sobre o brincar é possível definir como respostas corretas a alternativa I, II e IV.
Derivação do verbo brincar:
De acordo com o dicionário a palavra brincar utiliza a palavra Brinco + o sufixo ar.
O brincar e a educação
O brincar é muito utilizado na educação infantil, pois é uma forma de desenvolvimento lúdico. Nessa idade, dos 0 até por volta do 4º ano do ensino fundamental (às vezes até um pouco mais) as crianças aprendem de modo mais enfático quando o ensino vem atrelado a ludicidade.
O brincar oportuniza os professores a desenvolverem atividades diversificadas, que propõe o trabalho com conteúdos, porém para a criança é só uma brincadeira.
Os benefícios do brincar:
As vantagens de desenvolver uma prática educativa em que a metodologia do brincar é utilizada constantemente são muitos, sendo algumas dessas vantagens:
- o desenvolvimento do vocabulário;
- a socialização;
- o desenvolvimento cognitivo;
- desenvolvimento emocional;
- desenvolvimento das habilidades motoras;
- uso da criatividade e da imaginação.
Muitos psicólogos quando vão atender as crianças utilizam a técnica do brincar para que as crianças exteriorizem sentimentos, pensamentos e a própria vivência. Através do brincar é possível perceber a criança e entender seu modo de ser.
Quer saber mais sobre o brincar?https://brainly.com.br/tarefa/21153306
Por que esta resposta é a correta?
Brincar deriva de brinco, possuindo vários significados, por exemplo: foliar, divertir-se, entreter-se, gracejar, jogar, etc. Ou seja, não deriva de jogo.
É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral (WINNICOTT, 1975, p. 80).
O brincar relaciona-se ao objeto e ao imaginário.