4-Revoltado contra a corrupção que afligia a Igreja Católica no Sacro Império Romano-Germânico, no decorrer do século XVI, escreveu teses contra a Igreja, defendendo que os homens alcançavam a salvação por si mesmos, sem a necessidade de intermediação dela. O abuso do poder exercido pela Igreja causou profunda revolta neste monge que marcou a história da Idade Moderna. *
Erasmo de Roterdã
Thomas Morus
René Descartes
Martinho Lutero
Soluções para a tarefa
resposta:
Martinho Lutero
esplicaçao:
espero ter ajudado me de um coraçao
Resposta:
Martinho Lutero
Explicação:
Martinho Lutero era um monge agostiniano, de origem pequeno-burguesa, da região da Saxônia. Seu rompimento com a igreja católica deu-se em razão da venda de indulgências.
Para concluir a construção da Basílica de São Pedro, o papa Leão X (1513-1521) determinou a venda de indulgências para toda a cristandade e encarregou o dominicano Tetzel de comercializá-las na Alemanha.
Lutero protestou violentamente contra tal comércio e, em 1517, afixou na porta da igreja de Wittenberg, onde era mestre e pregador, 95 proposições onde, entre outras coisas, condenava a prática vergonhosa da venda de indulgências. O papa Leão X exigiu uma retratação, sempre recusada.
Lutero foi excomungado e reagiu imediatamente, queimando em público a bula papal (documento de excomunhão).