4. Releia parte da resposta da atriz à segunda pergunta do texto.
A) Segundo o trecho acima, o quê diz o livro O Segundo sexo, de Simone de Beauvoir?
B) Ainda de acordo com o trecho, explique a importância desse livro na época.
C) Explique a importância desse livro na vida de Fernanda Montenegro.
Soluções para a tarefa
Releia parte da resposta da atriz à segunda pergunta do texto.
A) Segundo o trecho acima, o quê diz o livro O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir?
R = No trecho acima, entende-se que "O segundo sexo" aponta que a "condição feminina" é na verdade uma consequência de fatores culturais disseminados na sociedade e não uma imposição da natureza, uma mulher não nasce com as características tradicionais que vêm sendo associadas a elas ao longo do tempo, elas aprendem a ser, ou melhor, são socialmente forçadas a apresentarem esses comportamentos. É uma teoria embasada na corrente filosófica do Existencialismo, mais específico aos pensamentos de Sartre, "a existência precede a essência", ou seja, relacionando ao livro, uma mulher nasce como um ser humano e, a partir de suas experiências individuais, é que a sua essência é formada, e não uma condição natural pré-determinada.
B) Ainda de acordo com o trecho, explique a importância desse livro na época.
R = Durante a postagem do livro, logo após o fim da II Guerra Mundial, ainda existia um grande cenário de sexismo e machismo na sociedade como um todo, uma mulher nasce já determinada aos afazeres domésticos e "profissões de mulheres", limitando-as então a uma vida reclusa na casa enquanto o marido está exercendo grandes papéis lá fora. Era uma fase em que as mulheres ainda estavam lutando para terem seu lugar de fala, de atuação, de direitos, as mulheres não tinham grandes profissões, não ganhavam os principais prêmios acadêmicos, eram muito limitadas a vestimentas "femininas", as quais as censuravam ou sexualizavam-nas. Esse livro foi muito importante para combater esses mitos culturais associados a essas condições femininas, dando às mulheres a oportunidade de deixarem de ser forçadas ao papel de "segundo sexo" — a mulher é o que ela quiser ser. Sendo assim de grande engajamento para os movimentos feministas do século XX e tido como a bíblia feminista das décadas de 60 e 70, criticando e desestruturando essa condição sexista que limitava as mulheres de terem uma vida que seja realmente condizente com o desejo delas.
C) Explique a importância desse livro na vida de Fernanda Montenegro.
R = A atriz Fernanda Montenegro, em Viver sem Tempos Mortos, uma peça teatral de Felipe Hirsch, interpreta Simone de Beauvoir, um papel que ela atuou por anos. Fernanda é uma grande admiradora dessa escritora e, durante anos estudando escritos da Beauvoir, aprofundou-se minimamente e a fez repensar a sua grande trajetória na dramaturgia e vida pessoal, assim ela procurou o diretor Felipe Hirsch e pediu para ele transformar a vida de Simone em uma obra teatral. Segundo a atriz, ela encontrou no livro "O segundo sexo" uma resposta ao mundo em que ela se encontrava, um livro básico para enfrentar uma geração de mulheres forçadas a serem coadjuvantes em um mundo destruído pela última guerra (poucos anos antes se encerrou a 2ª Guerra Mundial). Assim, logo no início da carreira dela, esse livro foi de grande apoio para orientá-la a seguir em frente e pensar de forma existencialista, que foi o que ditou a vida dela dali para frente e muito possivelmente foi o que a permitiu ser quem é hoje.
_
Veja mais sobre o assunto em:
- https://brainly.com.br/tarefa/6824114
- https://brainly.com.br/tarefa/22058319
- https://brainly.com.br/tarefa/24172239