Artes, perguntado por mc812377, 7 meses atrás

4) Quem foi o grupo Racionais MC's? Qual a formação desse grupo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolyvangna270
3

Racionais MC’s é um grupo de rap paulistano formado pelo encontro das duplas de Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira, 1970) e Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador, 1970), os B.B. Boys, e de Edi Rock (Adivaldo Pereira Alves, 1970) e KL Jay (Kléber Geraldo Lelis Simões, 1969). O envolvimento de Mano Brown e Ice Blue com a música se inicia na infância pela cultura do candomblé, levados pelas mães aos terreiros. Os dois crescem na zona sul de São Paulo. Brown, na adolescência, integra um grupo de samba. Rock e KL Jay são da zona norte.

Nos anos 1980, eles frequentam bailes e KL Jay chama atenção pelo talento como dançarino de break. Edi Rock começa a cantar rap e abre shows para artistas como Thaíde & DJ Hum e MC Jack. KL Jay começa a acompanhá-lo como DJ. Os quatro frequentam o Largo de São Bento, reduto paulistano da cultura hip-hop nos anos 1980. O produtor cultural Milton Salles é quem promove a fusão das duplas no grupo Racionais MC’s e, em 1988, passa a empresariá-lo.

O nome é inspirado na chamada “fase racional”,1  do cantor e compositor carioca Tim Maia (1942 - 1998), uma das principais referências do grupo, que sampleia a música Ela Partiu (Tim Maia e Beto Cajueiro), de 1977, na faixa Homem na Estrada, lançada em 1993, no terceiro disco dos MC’s, Raio X Brasil. O grupo de rap norte-americano Public Enemy,2 cujo show em São Paulo, em 1991, tem participação dos Racionais MC’s, é outra influência do grupo, que usa a base instrumental da música Fight the Power (trilha sonora do filme Faça a Coisa Certa, 1989, do cineasta negro norte-americano Spike Lee) em Pânico na Zona Sul. A influência não é somente musical, mas também de postura política  e performance.

Em toda a carreira, os Racionais MC’s fazem raras aparições na grande mídia com a alegação de que a imprensa deturpa o conteúdo das entrevistas. Os programas Ensaio e Roda Viva, da TV Cultura, e as revistas Rolling Stone Brasil e Caros Amigos são raras exceções. Por seu discurso articulado e crítico, Mano Brown é considerado uma das principais vozes da periferia do Brasil. No entanto, apesar da postura arredia em relação à mídia, os Racionais MC’s participam de discos de artistas de sucesso popular como o grupo Negritude Junior, em Gente da Gente, de 1995, na faixa homônima de Netinho de Paula (1970) e Waguinho (1965); o pagodeiro Belo, em Pra Ver o Sol Brilhar – ao Vivo (2008), nas faixas Para o Belo e Oya; e Seu Jorge (1970), em Músicas para Churrasco vol. 1  ao Vivo na Quinta da Boa Vista, nas faixas Diário de um Detento e Negro Drama. KL Jay e os Racionais MC’s também participam do disco independente da cantora Ully Costa, do grupo Sandália de Prata, Quem Sou Eu (2013), na faixa Festa do Rei Nagô, de Jairo Cechin.

Fonte de pesquisa: enciclopedia itaucultural.


mc812377: obrigaddaaaa
nicolyvangna270: Por nada :)
Perguntas interessantes