4. Que razões económicas levaram a invasão, partilha e ocupação efectiva de Africa?
A. Abundância na Europa de recursos florestais, faunisticos e marinhos,
B. Descoberta na Europa de inúmeros recursos naturais e marinhos;
C. Escassez de algodão americano que abriu espaço ao africano:
D. Nacionalismo europeu do século que buscava o prestigio nacional.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Letra D. No século XIX, grande parte das colônias europeias tornaram-se independentes e suas respectivas metrópoles tiveram que procurar mercado consumidor(a Revolução Industrial já havia acontecido) em outro lugar. Dessa forma, na Conferência de Berlin, a África foi dividida entre diversos países europeus.
A partilha da África ocorreu com intuito dos estados nacionais europeus de aumentarem seu poder e prestígio, através da colonização dos países africanos buscando mão de obra barata e explorar recursos minerais do continente. Por isso, o gabarito da questão encontra-se na letra D.
O que foi a Partilha da África:
Após a consolidação da Revolução Industrial, Inglaterra, França, Itália e Alemanha, buscaram avançar sobre o território africano em busca de matérias primas para suas indústrias.
Na conferência de Berlim, as principais potências europeias realizaram a divisão do continente africano, é importante frisar que nenhum país da África participou da reunião.
A divisão do continente africano após a conferência ficou da seguinte forma:
- Espanha: Ficou com as ilhas Canárias, Ceuta e Saara Ocidental
- Bélgica: Ficou com o Congo e Ruanda
- Inglaterra: Foi o país que mais ocupou países africanos dentre eles podemos destacar: Nigéria, Egito, África do Sul, Quênia, Sudão, Zimbábue e etc…
- França: Ocupou países como Mali, Senegal, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia, Marrocos, Chade, Togo, Benin, República Centro Africana, Djibuti, Burkina Faso e Níger.
- Itália: Ocupou Somália e a Líbia.
- Alemanha: Ocupou Tanzânia, Namíbia e Camarões.
Leia mais sobre a partilha da África em: https://brainly.com.br/tarefa/485969
#SPJ2