História, perguntado por silvadossantos13, 7 meses atrás

4-Que país é considerado herdeiro da cultura asteca?

5-O que levou algumas tribos indígenas a apoiarem os espanhóis?

6-Quais aspectos fizeram a Espanha vencer a guerra contra os astecas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por alexchrispim
0

O México é o país considerado herdeiro da cultura asteca. Porém, vale lembrar que o os astecas viviam também onde hoje está localizada a Guatemala.

Algumas tribos indígenas da mesoamerica (América Central) apoiaram os espanhóis porque estavam insatisfeitas com a dominação do imperador asteca, Montezuma II, além da crença que os deuses voltariam à terra pelo mar (e foi por onde chegaram os espanhóis). Isso facilitou a aproximação dos dois povos.

na América do Sul, as tribos que apoiavam os espanhóis o faziam por aliança contra outras tribos rivais e troca de produtos

Os espanhóis, comandados pelo explorador Henán Cortés, venceram o império asteca porque fizeram aliança com povos rivais dos astecas, mantiveram seu líder, Montezuma II, refém e, posteriormente, levaram involuntariamente ao novo continente doenças, cujo povo não tinha anticorpos. O que dizimou grande parte da população asteca em poucos anos.

Montezuma e o ápice do império asteca

Os astecas foram a civilização mais importante do que hoje é conhecido como América Central, décadas antes da chegada de Cristóvão Colombo.

Eram um povo guerreiro, dono de uma cultura vasta e muita crença religiosa. Os astecas também tinham um conceito tecnológico avançado para as civilizações da época e fundamentos que até hoje são usados na astronomia, agricultura e engenharia.

Em meados do Século XIV, a capital asteca, Tenochtitlán, foi construída onde hoje é a Cidade do México. Por isso é correto afirmar que é uma civilização que deu origem ao México. Seu imperador, Montezuma II, era um líder guerreiro, que mantinha a ordem e a diplomacia comercial com outros povos da região.

A queda dos astecas e a glória de Cortés

Em 1519, sob o comando do explorador Hernán Cortés, os espanhóis chegaram na mesoamerica em busca de riquezas. Os astecas, assim como outros povos da América Central, tinham a crença que seus deuses chegariam pelo mar, justamente por onde Cortés adentra o continente.

Esse fato fez com que o encontro das duas civilizações fosse pacífico, além disso os astecas presentearam os europeus com oferendas de ouro e prata, enviadas pelo próprio Montezuma II, o que despertou ainda mais a ambição de Cortés pela riqueza daquela região.

Com o passar dos meses os espanhóis se aliaram a povos contrários à autoridade de Montezuma II, como os tlaxcaltecas e, com um exército cada vez maior e se aproveitando também da hospitalidade do próprio imperador asteca, Cortés chega à capital Tenochtitlán em 1521, com o intuito de saquear todo o ouro e prata em nome da cora espanhola.

No início da empreitada os habitantes da capital se recusaram a cooperar com os planos espanhóis, porém, Cortés toma Montezuma II como refém e ameaça matar o “enviado dos deuses”. Nem todos os astecas concordaram com a atitude passiva de Montezuma II, que tentou proteger seu povo. Por isso, mais tarde naquele ano, rebeldes da capital assassinam o imperador, deixando os espanhóis encurralados.

O que se segue é uma batalha que expulsa os europeus da região, Hernán Cortés sobrevive e foge para a Espanha, deixando para trás uma civilização em ruínas e conflituosa.

A ameaça invisível e o retorno dos espanhóis

Ao saírem de Tenochtitlán, os europeus começaram a devastar o povo asteca, pois involuntariamente deixaram no ar doenças. Sem anticorpos para combatê-las, o resultado é dizimação em massa da população asteca.

Cortés retorna à América, com um exército maior e mais preparado, com o intuito de terminar o que havia começado poucos meses antes. Ao chegar na capital do império asteca, encontra uma cidade vazia e sem resistência militar, alcançando seu objetivo, carregando seus navios com a mais pura prata e ouro que a coroa espanhola já havia visto.

Em pouco tempo Cortés foi avançando por outras regiões e conquistando territórios para os espanhóis, fundando a base da colonização espanhola no continente.

A queda do império asteca aconteceu em menos de cinco décadas após a ascensão de sua capital. Abrindo espaço para a dominação espanhola nas américas por mais de três séculos.

Quer conhecer mais sobre os astecas? Então confira esses links abaixo.

https://brainly.com.br/tarefa/23372748

https://brainly.com.br/tarefa/11887014

Perguntas interessantes