4- Quantos graus tem cada faixa dos fusos horários? 5- Quantas horas correspondem cada faixa dos fusos horários? 6- Qual o movimento do planeta Terra que define os fusos horários? 7- Qual o meridiano que serve de referência para os fusos horários? 8- Quantos fusos horários existem no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
4-Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.
5-Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera.
6-ÇÃ
Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.
7-
O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta paralelamente ao seu eixo e divide a superfície em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste). É utilizado como referência na determinação das longitudes e na contagem das horas, tendo sido fundamental para o estabelecimento dos fusos horários.
8-existem quatro fusos horários no Brasil. Isso significa que o governo brasileiro divide o país em quatro áreas em que cada uma se encontra em um horário diferente
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos!