4)
Quando a Inglaterra fez empréstimos à Argentina para a construção de ferrovias, a maioria dos trilhos, material rolante e etc. foi comprada da Inglaterra com lucros para os fabricantes ingleses. A exportação de capital excedente trouxe, nesse caso, também, lucro para os industriais ingleses." (HUBERMAN, Leo. A história da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974, p.263.)
A qual prática refere-se o fragmento de texto de Huberman?
Alternativas:
a) À Guerra Fria, que se opõe à guerra quente, na qual as armas são trocadas por disputas ideológicas.
b)Ao processo de ampliação dos anos dourados do capitalismo, chegando até outras nações não envolvidas em sua primeira fase.
c)À social-democracia, na qual o Estado de Bem-Estar Social previa empréstimos realizados pela Inglaterra.
d)Ao processo de expansão capitalista, o imperialismo ou neocolonialismo, que se deu a partir da segunda metade do século XIX.
e)Ao avanço do socialismo com o capital excedente trazendo lucros para países europeus.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Oi, tudo bom?
Alternativa correta:
b)Ao processo de ampliação dos anos dourados do capitalismo, chegando até outras nações não envolvidas em sua primeira fase.
A Inglaterra foi uma das primeiras nações capitalistas do mundo, tendo sido a pioneira na ''Revolução Industrial''. Logo após se estabelecer como o centro do capital financeiro, o país começou a investir no desenvolvimento de outras nações ''atrasadas'', como Brasil e mais especificamente nesse caso do texto, a Argentina. Dessa forma, os ingleses ampliavam o seu poder de dominação econômica sobre os demais países, obtendo grandes lucros no processo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes