4 - Qual foi o país aliado a cuba no processo revolucionário?(revolução cubana)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Cubana foi conduzida por Fidel Castro, líder de uma guerrilha instalada no interior do território cubano. A guerrilha liderada por Fidel buscava derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, instalada no país desde 1952 por meio de um golpe militar. Após idas e vindas, o movimento instalou-se em Sierra Maestra e foi realizando ataques, os quais resultaram na derrubada do governo cubano.
O novo governo cubano que se estabeleceu tinha em Fidel Castro seu grande nome e realizou uma série de mudanças no país, que atraíram a atenção dos Estados Unidos. Os americanos, insatisfeitos, romperam relações com Cuba e tentaram derrubar o governo cubano em 1961. A quebra de relações com os EUA resultou na aliança dos cubanos com a União Soviética.
Resposta:
O grande aliado da revolução cubana fora a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a maior nação socialista do mundo que buscava disseminar sua política por todo o mundo, o que se mostra como uma das facetas da Guerra Fria.
Explicação:
Durante a Guerra Fria também viriam a se tornar grandes aliados de Cuba os demais países socialistas do mundo, como China, Vietnã, Coreia do Norte, etc.
Atualmente Cuba possui relações com a maior parte das nações, mas países com ideais socialistas continuam a serem os maiores parceiros políticos da nação, como China e Venezuela, enquanto que no campo econômico os maiores parceiros do país são a União Europeia e a China.