4. Qual era a realidade social/religiosa durante o periodo medieval?
Soluções para a tarefa
Resposta:
realidade religiosa
Estabelecida em uma sociedade marcada pelo pensamento religioso, a Igreja esteve nos mais diferentes extratos da sociedade medieval. A própria organização da sociedade medieval (dividida em Clero, Nobreza e Servos) era um reflexo da Santíssima Trindade. Além disso, a vida terrena era desprezada em relação aos benefícios a serem alcançados pela vida nos céus. Dessa maneira, muitos dos costumes dessa época estavam influenciados pelo dilema da vida após a morte. Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico. A própria exigência do celibato foi um importante mecanismo para que a Igreja conservasse o seu patrimônio.
realidade social
Nesse período começou a estabelecer-se uma sociedade estamental, isto é, dividida em classes e com pouca mobilidade social. Os grupos eram a nobreza, a elite detentora do poder político, militar e econômico; o clero, formado por representantes da Igreja Católica, também detentor de poder político e econômico; e os camponeses, grupo mais explorado que tirava seu sustento por meio de seu trabalho e era obrigado a pagar pesados impostos aos outros dois grupos.
Resposta:
A sociedade medieval estava impregnada dos valores da religião católica. A concepção do mundo nessa época era dominada pela figura de deus como o centro do universo, como um todo.Sendo assim deixando a igreja na época com todo o poder e sem limites
Explicação: