4. Qual é a relação da Indústria Cultural com a produção de lixo no mundo?
Soluções para a tarefa
Desde as primeiras organizações sociais até o início do século XVIII, o comércio era a principal atividade econômica da humanidade. A produção industrial era incipiente, artesanal, empírica. A partir dos séculos XVIII e XIX, impulsionadas pela Revolução Industrial, as indústrias se consolidaram como grande motor da humanidade e da economia global, tornando-se a principal atividade em geração de emprego e movimentação de recursos. O desenvolvimento das nações podia ser medido pelo nível de sua industrialização e pela capacidade de transformar recursos naturais em produtos.
A partir da segunda metade do século XX, a evolução da humanidade nos levou à chamada Sociedade da Informação, também conhecida por Sociedade do Conhecimento, em processo de formação e expansão, e que vem abrindo portas para uma economia mais criativa e uma variedade de produtos e serviços que passaram a dividir espaço e importância com as atividades produtivas tradicionais.
Elian Alabi Lucci, em “A Era Pós-Industrial, a Sociedade do Conhecimento e a Educação para o Pensar” (Editora Saraiva) afirma:“Vivemos na era Pós-industrial, um novo mundo, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores. Nela, cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo, ter ideias”.