4) Qual a diferença entre a transmissão de bits paralela e a serial?
Soluções para a tarefa
Explicação:
uma comunicação serial envia um BIT de cada vez, e depois de 8 pulsos se monta o primeiro Byte, já a comunicação paralela envia 8 BITS de uma só vez ou de múltiplos de 8
COMUNICAÇÃO SERIAL:
A comunicação serial consiste na transmissão de dados em SÉRIE, ou seja, UM bit de cada vez e depois de 8 pulsos de clock monta-se o primeiro byte. Se ocorrer algum erro durante a transmissão, apenas o bit “faltante” é retransmitido e não todo o Byte (conjunto de 8 bits).
A comunicação serial é considerada simples, pois com apenas um canal de envio e um de recepção é possível fazer a troca de dados entre dois dispositivos. O USB (Universal SERIAL Bus) é um grande exemplo disso utilizando apenas quatro vias na composição do seu cabo, onde dois são conectores de energia de 5V (positivo e negativo), utilizado nos carregadores de celular, e os outros dois para enviar e receber dados.
COMUNICAÇÃO PARALELA:
A Comunicação Paralela consiste em um conjunto de vias enviando simultaneamente um padrão de 8 Bits ou de múltiplos de 8. Ou seja, ele envia vários bits ao mesmo tempo de maneira sincronizada. Para cada bit enviado é preciso um fio para a transmissão, isso faz com que o cabo/conector fique muito grande em caso de se querer enviar vários bits, como é o caso de uma transmissão a 32 bits que utilizaria 32 fios/vias no cabo só para os dados.
Na Comunicação Paralela as vias usadas para envio de dados também são utilizadas para recebimento, porém isso não pode acontecer simultaneamente. Um conjunto de dados não pode ser enviado ao mesmo tempo que estamos recebendo outro. No caso do serial, citado anteriormente, o envio e recebimento de dados utilizam vias diferentes (um só envia e outro só recebe).