Português, perguntado por laisaraujoUwU, 8 meses atrás

4.Quais são os principais tipos de argumento utilizados nos textos argumentativos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por joyce026
1

Resposta:

1. Exemplificação. insere e desenvolve um exemplo específico como foco principal do parágrafo, tendo o propósito de justificar a sua ideia. 

2. Causas e efeitos. nesse modelo você apresenta os motivos, os porquês, as razões de um determinado problema acontecer e, em seguida, as consequências, os resultados e os desdobramentos.

3. Contraposição. Aqui você pode contestar uma ideia, por exemplo, afirmando como algo acontece e em seguida dizendo o porquê de não funcionar. 

Respondido por suzzi23
1

Resposta:  Argumento de Autoridade; Causa e Consequência;  Exemplificação; Provas Concretas; Senso Comum; Fuga

Explicação:

  • Autoridade: Pode ser uma palavra de um sujeito de pesquisa ou um especialista em dados de uma instituição de pesquisa, alguém, um líder ou político, um artista ou pensador famoso, enfim, uma autoridade no assunto. As citações podem ajudar e manter o papel consistente.
  • Causa e Consequência; Para comprovar a tese, você pode procurar a relação de causas (causa, por que) e consequências (efeitos, consequência).
  • Exemplificação; A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos
  • Provas Concretas; Por meio de argumentos baseados em evidências concretas, procuramos comprovar nossa tese por meio de informações específicas, extraídas da realidade. Podem ser usados ​​dados estatísticos ou fatos falsos ou conhecidos (de domínio público).
  • Senso Comum; É um argumento que leva a uma afirmação que representa um consenso geral inquestionável. São mais frequentemente usados ​​quando se quer defender um ponto de vista, opinião, argumento popularizado; como é bem sabido, ninguém apelará contra ela.
  • Fuga: É um argumento que a retórica é usada para escapar da discussão central onde seus argumentos não prevalecerão. Via de regra, refere-se à subjetividade - argumento que, por exemplo, elogia o caráter do acusado, lembrando que ele é o pai da família, o responsável, o acusado principal quando se alega lesão corporal (ou homicídio) no qual você é o acusado.
  • Obviamente há outros como:  Enumeração, Comparação,  Evolução histórica e Contraposição
  • Espero que tenha ajudado!
  • Bons estudos!

Perguntas interessantes