4-Quais são as semelhanças ou diferenças entre uma radiografia e outro exame médico
com imagem?
5-0 que diferencia a radiação ionizante das demais radiações eletromagnéticas?
6- Quais são as implicações à saúde quando se fica exposto por tempo prolongado às
radiações ionizantes?
7-Quais medidas foram adotadas ao longo do tempo para promover segurança na
utilização das radiações?
Soluções para a tarefa
4- Ao contrário da tomografia, o exame de radiografia produz uma imagem em duas dimensões, e não em 3D, permitindo uma visão simples, porém eficiente, da região a ser avaliada.
5- Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser classificada como ionizante ou não ionizante. ... Já as radiações ionizantes possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados.
6- A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
7- As radiações ionizantes possuem o poder de ionizar, ou seja, de remover elétrons da eletrosfera, tornando-os moléculas quimicamente ativas. Caso uma molécula de DNA seja irradiada pela radiação gama (radiação gama ioniza), há a possibilidade da desestruturação dessa molécula, tornando a célula que a possui alterada geneticamente; por consequência, as futuras células que serão geradas a partir dessa também serão mutantes.
Células que foram alteradas geneticamente podem provocar efeitos biológicos somáticos (câncer, anemia...) e hereditários (síndrome de down, albinismo).
A exposição de pessoas às faixas de radiação ionizante (ultravioleta – raios x – raios gama – partículas alfa – partículas beta e nêutrons) deve ocorrer mediante justificativas plausíveis, as partes (das pessoas) que não precisam receber irradiação devem ser protegidas.
Os meios de proteção são determinados através de três pilares: distância, tempo de exposição e blindagem.
• À medida que o indivíduo se afasta de fontes emissoras de radiação, a intensidade da energia transportada pela mesma decai com o quadrado da distância.
• A dose de radiação recebida é diretamente proporcional ao tempo de exposição à fonte emissora.
• A imposição de barreiras entre indivíduo e fonte emissora de radiação faz com que o feixe emitido chegue atenuado (menos intenso) até ele.