4- Quais são as etapas de uma cadeia produtiva?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Extração de matéria-prima;
Transformação da matéria-prima em produto;
Distribuição do produto final
Resposta:
Extração de matéria-prima;
Transformação da matéria-prima em produto;
Distribuição do produto final.
Explicação:
Extração de matéria-prima
A capacidade de extrair recursos do ambiente sempre foi uma preocupação recorrente na história humana. A disponibilidade de matéria-prima é essencial para a produção e, por isso, a extração é a primeira parte da cadeia produtiva.
Quem vai cuidar da extração normalmente são as indústrias extrativas. São elas que vão fornecer os insumos minerais e orgânicos para as indústrias de base ou diretamente para as transformadoras, que veremos no próximo tópico.
Sua localização geralmente vai ser próxima a grandes fontes dos recursos extraídos, como solos ricos em minérios ou propícios ao cultivo. Para o bom desempenho das atividades de extração, normalmente são empregadas máquina de grande porte.
Isso se justifica pelas condições extremas (mineração de elementos muito resistentes) ou pela quantidade massiva a ser produzida. Como as matérias-primas são, em tese, elementos “brutos” que abastecem toda a cadeia, é necessário produzi-las em grande escala para que se obtenha um retorno significativo.
Transformação de matéria-prima em produto
Uma vez extraídos os recursos, é necessário refiná-los para que se tornem aptos a serem utilizados. É o que faz a indústria de base: metalúrgicas, siderúrgicas e petroquímicas, por exemplo, vão garantir a pureza dos materiais retirados da natureza. Por meio desse trabalho de refinamento que será possível a melhor qualidade da produção.
Cadeia Produtiva Indústria de Base
Devido às suas proporções, a indústria de base precisa de cuidados adicionais com logística
Não é raro que uma mesma indústria esteja presente na extração e elaboração da matéria-prima. Visto que o processo de preparação envolve quantidades massivas de recursos e energia, é preferível que todo custo adicional seja eliminado. Investimentos com transporte, por exemplo, são elevados demais e precisam de extensa consideração antes de feitos.
Uma vez que a matéria-prima está apta para a produção, ela é enviada para as chamadas “indústria leve” e “indústria intermediária”. A primeira vai ser responsável por transformar a matéria-prima em bens de consumo, enquanto a segunda vai fornecer os equipamentos e máquinas presentes em boa parte da cadeia produtiva.
Com o avanço da tecnologia, as indústrias intermediárias têm se tornado cada vez mais importantes para o mercado. Isso se justifica pela presença crescente de elementos não humanos no processo produtivo.
Desde o uso de maquinário pesado para extração e cultivo, até o desenvolvimento de máquinas inteligentes para tarefas mecânicas e repetitivas, existem muitos recursos úteis da tecnologia para as indústrias.
É evidente que esses equipamentos também vão ter sua própria cadeia produtiva. A produção e disponibilização de um único produto vai depender de outras múltiplas cadeias dos equipamentos envolvidos. Contudo, vamos manter o foco apenas no processo de disponibilização do produto do consumidor final para simplificar a explicação.
Distribuição do produto
Feitos todos os processos de transformação do produto ou das peças que o compõem, é necessário disponibilizá-lo para os consumidores finais.