4) Quais são as diferenças entre a associação de resistores em serie e paralelo: na corrente elétrica, na
resistência equivalente e na ddp (diferença de potencial)?
5) Cite alguns aparelhos que utilizam resistores.
Que nada esquente a
minha cabeça, além
do secador e da chapinha.
Soluções para a tarefa
resposta 4
A diferença de potencial é uma grandeza associada à energia criada ou consumida por um elemento. Como a energia se conserva, sabemos que toda a energia gerada pelo gerador será consumida pelos resistores. Assim, a d.d.p nos terminais de uma associação de resistores em série é a soma das d.d.p dos terminais de cada resistor associado.
U=U1+U2+U3U=U1+U2+U3
Como a diferença de potencial em cada resistor pode ser calculada através da Lei de Ohm (U=R.i), a equação acima nos leva a:
Req⋅i=R1i1+R2i2+R3i3Req⋅i=R1i1+R2i2+R3i3
Usando a igualdade entre as correntes:
Req⋅i=R1i1+R2i2+R3i3=(R1+R2+R3)iReq⋅i=R1i1+R2i2+R3i3=(R1+R2+R3)i
Logo:
Req=R1+R2+R3Req=R1+R2+R3
A resistência equivalente de uma associação de resistores em série é a soma das resistências dos resistores associados.
Caso Particular
Quando são associados n resistores iguais de resistência R em série, podemos escrever, para a Req do resistor equivalente:
Req=n⋅RReq=n⋅R
Nesse caso, todos os resistores associados estarão submetidos a d.d.p iguais (U), de tal modo que a d.d.p (Utotal) na associação pode ser escrita:
Utotal=n⋅UUtotal=n⋅U
A associação em série costuma ser usada, por exemplo, na ligação de lâmpadas numa árvore de Natal. O inconveniente é que, se uma lâmpada for desligada ou queimar, o circuito é interrompido e todas as demais se apagam.
resposta 5: -
1- Chuveiro Elétrico
2- Ferro de passar
3- Lâmpada Incandescente
O resistor dificulta (propositalmente) a passagem da corrente elétrica, gerando calor e/ou luz. No caso do ferro de passar e do chuveiro, a resistência gera calor. No caso da lâmpada incandescente (aquelas mais antigas, as fluorescentes e de LED trabalham de outras maneiras), a resistência gera luz e uma certa quantidade de calor.