4) Quais marcas os imigrantes europeus deixaram no território e na cultura do estado em que você vive? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, tudo bem?
A cultura do Paraná é muito rica e diversificada por conta da mistura de diversos povos que por aqui se estabeleceram ao longo do tempo.
As influências europeias, especialmente a dos portugueses e espanhóis, que se enraizaram no estado nos primeiros séculos depois do descobrimento do Brasil.
Mesmo com a cultura indígena dispersa, consumir ervas, milho, mandioca, mel e tabaco ainda era comum, e é até hoje.
Os negros também deixaram suas marcas na herança cultural do estado, não apenas na miscigenação como também em pratos típicos e alimentos como a feijoada, a cachaça; e a parte cultural, suas danças e ritos.
O Paraná recebeu um grande número de imigrantes europeus, especialmente alemães, Italianos e japoneses. Junto deles, trouxeram suas misturas e incorporaram na cultura popular do estado.
Tradições polonesas, alemãs, ucranianas, libanesas e japonesas, por exemplo, somaram-se às manifestações de origens indígenas, africanas, portuguesas e espanholas, tornando a cultura do Paraná ainda mais diversificada.
Foram trazidas uma série de crenças e histórias que enriqueceram o folclore do estado e contribuíram para a criação das lendas e contos. Festas populares e religiosas, santos e padroeiras de alguns municípios também foram influenciadas pelo imigrantes. Estes também influenciaram no modo das edificações e construções, na culinária, artesanato, música, danças e nos costumes na população que permanecem até os dias atuais.
espero ter ajudado com suas dúvidas, bons estudos e um bom dia!!
se puder marcar como "melhor resposta", ajudaria muito, obrigada!! <3