4(PUC-BA) Em poucos anos, entre 1986 e 1990, o Brasil assistiu a planos econômicos, ajustes, alterações e complementaçôes nas políticas monetária, fiscal, salarial e cambial. Esses Planos e medidas tinham sempre o objetivo de:a)o controle da dívida externa, intensa campanha para amenizar os problemas sociais, a modernização do Estado.b)a estabilização da economia por controle da inflação, a renegociação da dívida externa e a retomada do crescimento autossustentado.c)a reforma administrativa, o controle do déficit público e a contração da demanda.d)o aumento do consumo, o saneamento das contas públicas e a retomada do crescimento.e)a reforma administrativa, o programa de privatizações, um projeto de desregula-mentaçâo e liberalização da economia.
Soluções para a tarefa
a)o controle da dívida externa, intensa campanha para amenizar os problemas sociais, a modernização do Estado.
Falso. Embora os problemas apontados sejam reais, eles não podem ser solucionados por si só, e dependem de uma reestruturação econômica através da estabilização.
b)a estabilização da economia por controle da inflação, a renegociação da dívida externa e a retomada do crescimento autossustentado.
Correto. O objetivo das políticas econômicas no fim do século XX, era o de estabilizar a economia nacional, efetivando um controle da inflação para favorecer o giro interno e externo.
c)a reforma administrativa, o controle do déficit público e a contração da demanda.
Falso. Como indicado, o objetivo era precisamente o de estabilizar o setor econômico do país, fragilizado pela dívida.
d)o aumento do consumo, o saneamento das contas públicas e a retomada do crescimento.
Falso. Embora sejam objetivos corretos, o foco nacional foi na redução da instabilidade da economia pós-ditadura militar.
e)a reforma administrativa, o programa de privatizações, um projeto de desregula-mentaçâo e liberalização da economia.
Falso. Os planos tiveram objetivo de manter a economia estável e evitar que a inflação prejudicasse o consumo interno e externo.