4- Produza sua carta do leitor com o tema desmatamento na Amazônia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Amazônia: o que o desmatamento pode causar na América Latina?
O desmatamento traz graves prejuízos ambientais, para a qualidade de vida e sociais. Por isso, engana-se quem pensa que desmatar é a única forma de fazer a economia girar na região. Para quem vive na floresta, ela vale mais em pé do que chão.
Nós, da Natura, acreditamos que o uso dos produtos florestais não madeireiros é o melhor investimento. Dessa forma, juntamente com nossos parceiros, contribuímos para manter 1,8 milhão de hectares de floresta em pé. A base desse número vem de uma análise via sensoriamento remoto das taxas anuais de desmatamento da região amazônica produzidas pelo projeto Prodes, sistema de monitoramento também operado pelo Inpe. Esse dado é levantado a partir da nossa atuação nas cadeias produtivas, projetos socioambientais derivados da repartição de benefícios e o carbono circular, somado aos limites de unidades de conservação ambiental onde temos fornecimento e atuação há mais de cinco anos.
Somos estudantes preocupados com o meio ambiente e cientes da atual situação da Amazônia, gostaríamos da sua ajuda para mudar o que está acontecendo com nossa floresta. Solicitamos que alguma providência seja tomada por nossos governantes!
A Amazônia é o bioma mais afetado e concentra 52,5% dos focos de queimadas.
Até agora, cerca de 700.000Km² já foram desmatados, o que corresponde a 17% da cobertura original da floresta. Desse total, 300.000 Km² foram desmatados nos últimos 20 anos!
Muitos animais já estão em risco de extinção como o Lobo guará, Gato-maracajá, Peixe-boi da Amazônia, Gavião-real, entre outras espécies. Assim como os animais, as plantas da Amazônia também estão ameaçadas de extinção como o Xaxim, a Andiroba, o Pau Rosa, o Mogno, o Cravo-do-Maranhão, a Castanheira, a Flor de Carajás e o Cumaru-de-cheiro.
A principal causa do desmatamento da Amazônia é a ocupação de áreas de reserva florestal por diversas empresas estrangeiras e nacionais que são atraídas para a região por incentivos do governo, que visa dinamizar a economia da região norte, e que, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente.
Reivindicamos uma maior fiscalização dos locais que sofrem mais com desmatamentos e das áreas de preservação ambiental, também queremos leis mais rígidas sobre o desmatamento com consequências maiores para aqueles que desmatam ilegalmente.
Temos que consertar os erros que nossos antepassados cometeram e que vêm acontecendo até os dias de hoje!