4. Por que os indígenas realizam o Kuarup? O que acontece durante esse ritual?
Soluções para a tarefa
O Kuarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres, celebrado pelos povos indígenas da região do Xingu, no Brasil. Em sua origem, o Kuarup teria sido um rito que objetivava trazer os mortos de novo à vida.
Durante o ritual, os indígenas trazem da floresta várias toras de madeira, conforme o número dos que desapareceram. Essas toras são organizadas em linha reta, no centro do terreiro. Cada tora recebe a pintura das respectivas insígnias que, em vida, os distinguiam como pajés, guerreiros, caçadores, ou até mesmo aqueles que mais descendentes legaram à comunidade. Enquanto são executados estes trabalhos, alguns homens com arco e flecha entoam hinos aos mortos.
O pajé é o responsável pela evocação a Tupã, implorando fazer voltar à vida os mortos ilustres que estão sendo representados pelas toras. O momento ideal para o ritual é quando a lua cheia se encontra no máximo de sua beleza. O canto do pajé segue até o alvorecer.
Depois, os atletas da tribo começam a "dança da vida", cada um trazendo ao ombro uma longa vara verdejante, símbolo dos últimos nascidos na comunidade, e formam um grande círculo correndo em volta dos kuarupes (as toras de madeira) ao mesmo tempo em que os reverenciam.
[Se essa resposta foi útil, por favor, marque como a melhor resposta! :)]