4) Por que é difícil para as autoridades identificar a veracidade das informações e o que pode ser feito para combater as
fake news?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na pesquisa, identificamos que a opinião dos entrevistados se divide em relação a quem é o responsável pela verificação da veracidade de uma informação. 30% acham que a responsabilidade é do próprio usuário que compartilha a notícia. 28% acham que é do veículo que publica e 25% acham que é das redes sociais onde as notícias são publicadas.
A verdade é que a responsabilidade é de todos. Os veículos de comunicação precisam estancar a produção de notícias falsas. As redes sociais e outras empresas precisam detectar formas de inibir a propagação dessas notícias em grande escala. Os órgãos públicos precisam fiscalizar e punir os responsáveis pelas fake news. E os usuários precisam ter senso crítico para identificar as fake news que chegam até eles e contestá-las.
Este senso crítico, no entanto, deve ser incentivado pelas empresas, veículos e governos. É possível identificar uma série de ações e discussões que estão sendo feitas em torno do tema, desde legislações até a adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial e ferramentas de big data analytics. Mas ainda falta ampliar o engajamento deste último elo da cadeia, que é o usuário.
Quando se fala em combate à fake news, é preciso ter em mente que se trata sim de uma batalha. Quem cria e dissemina conteúdos falsos tem intenções perversas por trás, sejam financeiras, políticas ou de difamação. E isso deve ser combatido.
Por isso, enquanto a questão das fake news não for encarada como uma epidemia ou uma crise nacional que merece a atenção de todos, será muito difícil vencer essa batalha.
Explicação:
foi isso achei, espero ter ajudado :)