4 - Por que as bonecas tinham fios de cabelo de verdade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As bonecas produzidas em escala industrial, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, passaram a ter suas cabeças feitas em vinil, e um grande problema foi a colocação de cabelos. A colagem de fios de lã, como era praticada anteriormente em cabeças de massa de gesso, não funcionava no vinil.
Nos anos 1950 desenvolveu-se nos Estados Unidos a técnica de enraizar cabelos com o uso de máquinas de costura especiais, que aplicavam um fio através de uma agulha de costura, implantando o cabelo na cabeça.
Na época, o filamento mais próximo da aparência do cabelo humano era um cabelo de saran, um cabelo mais pesado do o que o cabelo de verdade.
O fio produzido deve ser submetido a um processo de ondulação, mesmo que se destine a um penteado de cabelo liso. Se não for tratado pelo processo, ficará completamente arrepiado.
A ondulação é feita passando continuamente o fio em torno de um tubo com aquecimento, fazendo o que as mulheres faziam nos salões de beleza, uma “permanente”. Conforme o diâmetro do tubo, obtêm-se ondas com diâmetros desde 5 centímetros, para bonecas com cabelos afro, até 24 centímetros, para bonecas brancas com cabelos lisos.
Surgiu um problema no final dos anos 1970, quando a resina saran deixou de ser fabricada.
As alternativas eram:
um fio de cabelo de nylon bom aspecto, com peso similar ao cabelo humano, penteável, lavável com xampu infantil, enfim satisfazendo a todos os requisitos para as crianças brincarem, mas produto importado da Itália, muito caro.
Um fio de polipropileno com aspecto mais brilhante que o cabelo humano, dificilmente penteável, e quando lavado com xampu o penteado perdia toda a formatação.
Explicação:
bons estudos