4. Por que a ética do período medieval é chamada de cristã? Quais são os aspectos que a caracterizam a ética cristã e o que a diferenciam da ética grega. (0,3)
R.
5. Para Santo Agostinho, a virtude é o bom uso da liberdade de escolha, do livre-arbítrio. Com base nessa afirmação. Explique dando exemplo da ética agostiniana. (0,3)
R.
6. Por que a ética da Idade Moderna pode ser considerada uma ética antropocêntrica? Explique dando exemplos. (0,3)
R.
7. Para Kant, a virtude é a força das máximas do indivíduo na realização de seu valor. Com base nesta afirmação. Explique dando exemplo a ética kantiana. (0,3)
R.
8. Para Karl Marx a moral era entendida como uma produção social que atende uma determinada demanda da sociedade. Explique dando exemplo a moral para Karl Marx. (0,3)
R.
9. O filósofo Jüngen Habermas defende uma ética discursiva, ou seja, baseada no diálogo. Explique dando exemplo o que é a ética discursiva para Habermas. (0,6)
R.
Soluções para a tarefa
Resposta:
4) A ética medieval é assim chamada devido ao fato de que suas ideologias se baseavam nos conceitos cristãos, neste período eram as igrejas que faziam com que as ideias fossem seguidas de forma correta impondo leis e regras que todos deveriam seguir, se não iriam para o inferno.
5) A ética agostiniana envolve o conceito de liberdade e o livre arbítrio da vontade. Agostinho rompe com a concepção de liberdade grega, que estava fundamentada em um télos político e com o maniqueísmo, enfatizando que Deus criou o mundo e partindo disso, não existe o mal.
6) A ética da idade moderna foi fortemente influenciada tanto pelo humanismo como pelo renascimento, de modo que ela colocava a resolução dos problemas humanos como o principal objetivo da ética, abandonando um modelo ético teológico que colocava, a Fé como mais importante que a dignidade humana, sendo considerado, na Idade Média, um dever ético a imolação das bruxas, enquanto que na Idade Moderna isto passa a ser visto como um absurdo indefensável.
Por conta disto a ética dos modernos deixou de ser meramente um conjunto de máximas inquestionáveis e passou a ser uma tarefa política fundamental: era necessário que a ética garantisse que não houve desrespeito à dignidade humana e que garantisse o desenvolvimento das comunidades, de modo que não causar mal ao outro e não ser visto pelos outros como um vilão se tornou o objetivo principal da ética dos modernos.
7)Kant se baseava em um método de conhecimento sem ser no papel, ou seja, pela experiência. Se aquilo acontece é porque a experiência pode comprovar isso. Para ele a virtude era praticar o bem, buscar seus próprios argumentos, praticar o bem de inúmeras formas possíveis, desde provando e observando.
8) Marx denomina a moral (bem como a religião, a metafísica, etc.) de ideologia. ... Marx afirma que toda ideologia é imposição das classes que dominam, é manifestação de suas ideias mesmas, figurando a moral, portanto, como ideologia deduzida a partir da condição real e material de produção da vida.
9) No caso de Habermas, A Ética do Discurso fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa, que sugere uma fundamentação racional-intersubjetiva da escolha sobre valores, numa razão comunicativa entre sujeitos que cooperam na busca da verdade. Supõe normas racionalmente validáveis
Explicação:
** Depois me ajude classificando como a melhor resposta para que eu suba de nível. Obg