4)- Pesquisar as seguintes palavras no dicionário:
Mulata:.....
Rumo...
Encanto...
Parva:..
Soluções para a tarefa
Mulata: Aglomeração, multidão de mulatos reunidos
Rumo: Mar. Cada uma das direções indicadas na rosa dos ventos: O navio tomou o rumo norte.
2. Mar. Direção em que segue uma embarcação
3. Mar. A direção em que segue uma embarcação em relação ao âgulo que faz com o norte verdadeiro, o norte magnético da Terra e o norte indicado pela agulha da bússola (respectivamente rumo verdadeiro, rumo magnético e rumo da agulha)
4. Fig. A orientação que se dá a ou que toma um acontecimento, uma conduta, um modo de agir etc.: Observava o rumo dos acontecimentos: Era a hora de dar um rumo a sua vida
sm.
5. Percurso, direção ou orientação que leva a determinado lugar, ou circunstância: Pegou a estrada e seguiu o rumo da fazenda.: Do jeito que estavam as coisas, íamos rumo a um desastre total
[F.: Do cast. rumbo, deriv. do lat. rhombus < gr. rhómbos.]
Rumo a
1 No caminho ou direção que leva a (algo, ou um lugar); em direção a, para o lado de: Partiu rumo à cidade: O rio desce rumo ao mar. [Us. para dar ideia de deslocamento ou viagem até certo lugar.]
2 Fig. Us. para dar ideia de destino, de consequência futura de fatos e atos: primeiros passos rumo ao sucesso: ecossistemas rumo ao desastre, devido à poluição
Rumo da agulha
1 Náut. Rumo (4)
Rumo bem ordenado
1 Mat. Conjunto ordenado no qual qualquer subconjunto tem um primeiro elemento menor que elementos os demais daquele subconjunto.: primeiros passos rumo ao sucesso: ecossistemas rumo ao desastre, devido à poluição.
Rumo compacto
1 Mat. Conjunto infinito no qual qualquer subconjunto que ele contenha tem pelo menos um ponto de acumulação que também lhe pertence.
Rumo complementar
1 Mat. Aquele que deve-se unir a outro para se obter um terceiro conjunto; complemento.
Rumo conexo
1 Mat. Conjunto que não pode ser dividido em dois subconjuntos fechado sem qualquer ponto em comum.
Rumo contínuo
1 Mat. Conjunto que é ao mesmo tempo compacto e conexo.
Rumo denso
1 Ver Conjunto denso em um espaço.
Rumo denso em si mesmo
1 Mat. Conjunto no qual a vizinhança de qualquer de seus pontos contém no mínimo um outro ponto que lhe pertence também.
Rumo denso em um espaço
1 Mat. Conjunto tal que todas as vizinhanças dos pontos de um espaço contêm no mínimo um ponto que lhe pertença.
Rumo de partes
1 Mat. Ver Conjunto potência.
Encanto:Gesto, frase, poção etc. que é capaz de enfeitiçar algo ou alguém; ENCANTAMENTO: O encanto fez a princesa cair em um sono profundo.
2. Quem ou o que desperta grande admiração, atração, fascínio, pela sua perfeição, beleza, realização etc. (os encantos da vida): A sua casa é um encanto.: Os encantos da ilha atraem muitos turistas.
3. Sentimento de admiração, fascínio, causado por algo ou alguém: Era visível o encanto dos turistas com a beleza da ilha.
[F.: Dev. de encantar. Ant. ger.: desencanto. Hom./Par.: encanto (sm.), encanto (fl. de encantar).]
Um encanto
1 Ver Um amor.
Parva: comida leve que se toma de manhã ou em jejum; dejejuadouro. || Pequena quantia de dinheiro. F. adj. fem. Parva substantivado.
parva 2 s. f. || o mesmo ou melhor que parba. || (Bras., Rio Grande do Sul) Mede de forragem, de trigo ou de arroz. F. cf. cast. Parva.