4.
Paulo Freire perseguiu em sua obra o reconhecimento de que a educação é um ato político, destacando que a política não é algo que está longe das salas de aula ou dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais. Analise as afirmativas a seguir:
I – É preciso evitar que crianças e jovens sejam vítimas de processos educativos alienantes e preconceituosos, por meio dos quais sofram violência.
II – Uma atuação política possibilita a superação de práticas ingênuas e individualistas, que tanto precarizam o acesso dos menos favorecidos à educação.
III – A educação precisa ser política para que os jovens sejam preparados para a manutenção da ordem e do progresso.
IV – A ação política é, acima de tudo, um ato responsável que possibilita aos menos favorecidos o acesso ao universo cultural como teatro e cinemas.
RESPOSTA: E. I e II.
Por que esta resposta é a correta?
A não dissociação entre política e educação tem como propósito evitar que crianças e jovens possam ser vitimados por um processo educativo que acentue o preconceito, a violência, a intolerância, a ingenuidade, o individualismo, a não participação nos processos decisórios e até mesmo a desinformação e, enfim, aceitem uma sociedade desigual. Não há nessa relação a intenção de manter as práticas alienantes que se escondem na máxima "ordem e progresso", tampouco criar a desordem ou oferecer acesso a teatros ou cinemas, pois a educação política oferece as condições para a apropriação da cultura e a consciência de classe.
Soluções para a tarefa
I:É preciso evitar que crianças e jovens...
II:Uma atuação política possibilita...
Em relação aos processos educacionais, na visão de Paulo Freire, é possível destacar que as alternativas corretas englobam a I e II, sendo que a política atrelada a educação visa o desenvolvimento do cidadão, cuja pretensão é a autonomia, porém, torna-se necessário cuidado, pois nem sempre a política é um ato responsável, sendo que uma ação sem responsabilidade compromete um grande número de jovens e futuros cidadãos.
A política e os ideais de Paulo Freire
Para Paulo Freire a política está sempre unida a educação, porém deve haver o incentivo a neutralidade, dando autonomia aos educandos para realizarem suas escolhas.
Entre as defesas de Paulo Freire é possível citar:
- a escola deve ser um local de defesa da criticidade;
- a escola não pode compactuar com um diálogo manipulador;
- sonhar é necessário e deve ser incentivado;
- a promoção da prática da liberdade deve ser rotina no ambiente escolar.
Saiba mais a respeito de Paulo Freire em:
https://brainly.com.br/tarefa/24219222
https://brainly.com.br/tarefa/14700121
#SPJ2