4)
Para muitos historiadores, a Revolução Francesa faz parte de um movimento revolucionário global – atlântico ou ocidental – que começou nos Estados Unidos em 1776, atingiu a Inglaterra, a Irlanda, a Holanda, a Bélgica, a Itália, a Alemanha, a Suíça e culminou na França, em 1789, onde adquiriu um caráter mais violento.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. Nova História Moderna e Contemporânea. Bauru: EDUSC, 2003.
Vários fatores políticos e sociais contribuíram decisivamente para a conformação das tensões sociais que levaram à Revolução Francesa, em 1789.
A respeito destes fatores e suas consequências nos marcos teóricos do evento em questão, analise as afirmações que se seguem:
I. As péssimas colheitas em 1788 e a fome generalizada, resultante deste processo, contribuíram para acirrar as reinvindicações populares por reformas na estrutura social e política do reino francês.
II. No contexto da revolução, a monarquia francesa ainda operava sob o sistema político do Absolutismo, ainda que sob críticas constantes dos filósofos iluministas.
III. A existência de três ‘Estados’ na Monarquia francesa, com o Segundo e Terceiro Estados (nobreza e clero) cobrando tributos e encargos do povo (o Primeiro Estado), fermentou um processo de tensão social que levou à Revolução.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, apenas.
b)
III, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
c) I e II, apenas
Explicação:
O terceiro estado que era a burguesia, não o primeiro
adrianaw42:
letra c, corrigido pelo AVA
Respondido por
6
Resposta:
Letra c)
Explicação:
III - Os Estados Gerais eram compostos da seguinte forma:
1° Estado - Clero (10%)
2° Estado - Nobreza (25%)
3° Estado Plebeus
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás