4)
Para Fernand Braudel a "História é a ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis". Outro historiador, Peter Burke, lembra que "por mais que lutemos arduamente para evitar os preconceitos associados a cor, credo, classe ou sexo, não podemos evitar olhar o passado de um ponto de vista particular". Já Edward H. Carr conceitua a História como "um processo contínuo de interação entre o historiador e seus fatos, um diálogo sem fim entre o presente e o passado". Com base no pensamento destes historiadores, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Segundo os autores citados, o passado histórico tem vida própria, estando desvinculado das circunstâncias do tempo presente.
Alternativa assinalada
b)
Enquanto a História se ocupa do estudo dos atos humanos ao longo do tempo, a Geografia volta-se para a análise atemporal do espaço, desvinculando-o das ações empreendidas pelas sociedades.
c)
Mesmo que se volte para o estudo de um passado longínquo, o historiador não está livre de condicionamentos diversos ao investigar e escrever sobre o tema escolhido.
d)
Já que o passado não pode retornar, nem ser revivido, a História perde enormemente a sua função.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Só pode estar certa a alternativa c, pois a história não é realmente o passado mas sim um relato do passado, é a interpretação que os historiadores fazem dele, e tal interpretação, evidentemente, reflete os valores, os interesses e as crenças desses estudiosos.A história em si só é estudada para que conhecendo os erros de outros não o cometamos agora, no presente.
Perguntas interessantes