4) Os Sofistas NÃO são reconhecidos por: *
10 pontos
A. Criticar a filosofia dos Pré-Socráticos e eram partidários de uma filosofia prática voltada para a vida na cidade (pólis).
B. Ensinar a arte de retórica; isto é, eram mestres nas artes da argumentação, da eloquência (bem falar; discurso agradável, ob-jetivo e claro), e da persuasão (arte do convencimento, ato de influenciar).
C. Buscar verdades e valores universalmente válidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
O aspecto negativo que atribuímos aos sofistas é baseado na crítica de Sócrates a esse grupo de pensadores. Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. Na ausência de uma verdade absoluta, torna-se mais fácil praticar a erística, a saber, a tentativa de alcançar sucesso em qualquer debate. Uma das descrições, que alguns sofistas atribuíam a si mesmos, era a habilidade de refutar qualquer assunto. Sua elogiável oratória favorecia a aparência de sábios, mas o interesse pela verdade não estava presente.
O que o sofista oferecia, então, era um produto àqueles que pagavam pelo seu serviço. A proposta socrática, por outro lado, visava transformar aqueles com os quais dialogava, libertando-os do domínio das sombras e conduzindo-os para um conhecimento real. Sem esse procedimento dialético, que inclui o abandono das opiniões, qualquer discurso belo pode convencer tanto da falsidade quanto da verdade sobre um assunto.