4-Os Rios voadores é uma denominação utilizada para caracterizar a grande quantidade de vapor d'água que circula pela atmosfera. Desta forma responda: qual a importância dos Rios Voadores para a dinâmica natural que ocorre dentro do territórios brasileiro?
5-Quais atividades econômicas impactam a formação dos rios voadores?
PFV RESPONDAM É URGENTE, QUERO RESPOSTA CURTA!
Vou tentar colocar como melhor resposta quem responder melhor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes de tudo- O que são os rios voadores?
os rios voadores são "cursos de água atmosféricos", formando massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos.
Agora vamos para a questão:
algumas das atividades econômicas, como a exportação de madeira, impactam os rios voadores .Pois a floresta Amazônica funciona como uma bomba d'água, ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração das árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Propelidos em direção oeste, os rios voadores recarregados de umidade, encontram a barreira natural formada pela cordilheira dos andes. Elas se precipitam parcialmente nas encostas leste da cadeia de montanhas, formando cabeceiras dos rios amazônicos. Porém, barrados pelo paredão de 4.000 metros de altura os rios voadores, ainda transportando vapor de água, fazem a curva e partem em direção ao sul, rumo as regiões do centro-oeste, sudeste e sul do Brasil e os países vizinhos.
É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país. A chuva é de bastante importância para a nossa vida, nosso bem-estar, e para a economia do país. Ela irriga as lavouras, enche os rios terrestres e fornecem nossa energia.
Resposta: Os rios voadores interferem no clima da maior parte do território brasileiro. Isso porque a umidade do ar que é barrada pela Cordilheira dos Andes e que não se precipita é “rebatida” de volta para o continente, fornecendo umidade para as demais regiões do país.
Explicação: Espero ter ajudado :) Bons estudos:)