4. Os jogos e brincadeiras são conteúdos que compõem o escopo da educação física escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que estes componentes sejam abordados nas primeiras etapas do Ensino Fundamental, pois seu elemento lúdico pode contribuir para a formação da criança, que desenvolve habilidades e competências enquanto se diverte. A respeito da utilização dos jogos e brincadeiras nos anos iniciais do Ensino Fundamental, qual das assertivas apresenta uma possibilidade pedagógica concreta? A. Os jogos e brincadeiras têm uma característica rítmica muito marcante, que está presente em todos os jogos, sendo, portanto, uma excelente forma de o professor desenvolver a coordenação rítmica nos alunos. B. Devido à rigidez das regras dos jogos e brincadeiras, o professor pode estimular que os alunos sigam as regras à risca, respeitando e valorizando tais definições. C. Devido à flexibilização das regras dos jogos e brincadeiras, o professor pode estimular que os alunos criem em conjunto novas regras, as quais devem ser respeitas e valorizadas por todos, estimulando a criatividade e a autonomia das crianças. D. Os jogos e brincadeiras se caracterizam por serem práticas de oposição e competitividade, o que pode ser utilizado pelo professor como forma de estimular o respeito ao adversário, assim como a lidar com situações de derrota e frustração. E. Os jogos e brincadeiras se caracterizam por serem práticas de oposição e competitividade, o que pode ser utilizado pelo professor como forma de estimular a busca pelo desempenho e performance, formando alunos vitoriosos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Devido à flexibilização das regras dos jogos e brincadeiras, o professor pode estimular que os alunos criem em conjunto novas regras, as quais devem ser respeitas e valorizadas por todos, estimulando a criatividade e a autonomia das crianças.
Explicação:
Os jogos e brincadeiras são práticas lúdicas e com grande flexibilização nas regras, as quais podem ser criadas pelo professor ou pelos alunos em conjunto, o que pode estimular a criatividade e a autonomia das crianças.
Os jogos têm diversas naturezas, inclusive cooperativa, em que todos atuam para chegar a um mesmo objetivo, diferentemente das lutas, que se caracterizam por forte oposição e competitividade entre os praticantes.
Além disso, diferentemente das danças, nem todos os jogos têm uma característica rítmica marcante, já que muitos jogos e brincadeiras sequer têm música ou som orientando sua prática.