Pedagogia, perguntado por luanalive, 6 meses atrás

4)
Os catecismos jesuíticos brasileiros do século XVI se constituíram num instrumento de duplo significado: de um lado, possibilitavam o aprendizado das primeiras letras tanto no português quanto no tupi, isto é, transformaram-se em “cartilhas” que eram utilizadas como material didático do processo pedagógico desenvolvido no âmbito das casas de bê-á-bá, embriões dos futuros colégios da Companhia de Jesus e, do outro, veiculavam a concepção de mundo da chamada “civilização ocidental cristã” por meio da violência simbólica contra os elementos estruturais da cultura ameríndia.

A esse respeito analise as afirmações a seguir:

I. A primeira fase da ação evangelizadora jesuítica (1549-1600) pode ser caracterizada como “pedagogia brasílica”, isto é, uma pedagogia nascida das condições existentes e não propriamente da fidelidade aos dogmas e preceitos da Companhia de Jesus.

II> Apesar das dificuldades iniciais, antes mesmo da finalização dessa experiência, a colônia lusitana já contava, em 1570, com cinco casas de bê-á-bá (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco).

III. A evangelização jesuítica teria dado certo não fosse a proposta econômica formulada por padre Manuel da Nóbrega, pois as casas de bê-á-bá e os colégios demandavam a existência de uma base material de sustentação.

IV. Nóbrega partia do pressuposto de que não seria possível manter as casas de bê-á-bá apenas com as esmolas arrecadadas entre os colonos, já que o processo de montagem da empresa agrícola colonial exigia uma considerável quantidade de capital inicial.

Assinale a alternativa CORRETA que apresentas quais afirmações são verdadeiras:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
III e IV, apenas.

d)
I, II e IV, apenas.

e)
II, III e IV, apenas.

5)
Marquês de Pombal tinha clareza do atraso português em relação ao processo de transformação econômica que a burguesia operava em vários países da Europa Ocidental, o que não quer dizer, por sua vez, que Pombal era favorável a uma revolução burguesa em Portugal; pelo contrário, ele queria apenas uma “descontinuidade sem ruptura” (promover mudanças sem abolir as velhas estruturas) no processo de reestruturação dos aparelhos estatais que administravam o Império português espalhado pelo mundo.

Sobre as propostas e ideias de Pombal analise as afirmações a seguir, classificando-as em Verdadeiras ou Falsas:







( ) Durante o seu governo, que durou de 1750 a 1777, o Marquês de Pombal expulsou a Companhia de Jesus (1759) dos domínios portugueses e, em seguida, promoveu uma reforma educacional que extinguiu o sistema de ensino jesuítico,

( ) Para ele, o atraso lusitano em relação à modernidade gerada pelo mundo burguês era causado pela ação jesuítica na gestão dos negócios do Estado português.

( ) Elle partia do princípio de que com a expulsão dos inacianos, com o enfraquecimento da nobreza e, por extensão, com o fortalecimento do poder absoluto esclarecido do monarca, Portugal voltaria a ser uma grande potência europeia.

( ) A reforma que Marquês de Pombal implementou no âmbito da sociedade portuguesa representou uma ruptura com a economia baseada na exploração parasitária do sistema colonial.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência de Verdadeiros e Falsos:

Alternativas:

a)
V – F – F – F

b)
F – V – V – F

c)
V – V – V – F

d)
F – F – V – V

e)
F – F – F - V

Soluções para a tarefa

Respondido por maura46
19

Resposta:

AV2 - 1B - 2D - 3A - 4D - 5C

Corrigido pelo AVA


alinegms973: AV2- 1B, 2D, 3A, 4D, 5C
alinegms973: TODAS CORRETAS E CORRIIGIDAS PELA AVA
Respondido por lidianenb21
2

Resposta:

av2 história da educação

1-b

2-d

3-a

4-d

5-c

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