Português, perguntado por kaiquemoysescorrea, 5 meses atrás

4)observe os ciclos de alguns parasiras humanos e indentifique a doença relacionada e organismo esta envolvido​

Soluções para a tarefa

Respondido por josegomes194
0

Resposta: Chama-se de parasita todo e qualquer organismo que vive em associação com outro organismo e estabelece uma relação de parasitismo com este indivíduo. O parasitismo é um tipo de relação ecológica interespecífica, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, e estabelece uma associação entre dois organismos na qual um é beneficiado enquanto o outro é prejudicado.

Esse tipo de relação é caracterizada por um indivíduo, chamado de parasita, que se aloja próximo ou no interior do corpo de outro organismo, este chamado de hospedeiro. O parasita passa, então, a roubar nutrientes, biomoléculas e até a utilizar a maquinaria metabólica do hospedeiro para suprir as suas necessidades fisiológicas. Dessa forma, o hospedeiro, tendo parte de seus nutrientes e biomoléculas usurpados pelo parasita, passa a ser prejudicado nessa relação.

É importante entender que o parasita não tem como objetivo matar o hospedeiro, até porque ele se nutre do metabolismo do hospedeiro e, uma vez que o hospedeiro morre, o metabolismo cessa. Dessa forma, na maioria dos casos de parasitismo, se observa uma coadaptarão, uma adaptação entre os organismos que promove o equilíbrio entre a concentração de substâncias presentes no hospedeiro e a concentração de substâncias "roubadas" pelo parasita. As relações de parasitismo que culminam propositalmente na morte do hospedeiro são chamadas, por alguns parasitologistas, de parasitoidíssimo.

Quando o endoparasita coloniza o hospedeiro, é dito que houve uma infecção e, caso essa infecção cause sintomas evidentemente prejudiciais, ela passa a ser chamada de doença. O termo patógeno, ou agente etiológico, pode ser empregado para referir-se a todo parasita com capacidade de provocar uma doença. No caso dos ectoparasitas, quando eles colonizam o hospedeiro, é dito que houve uma infestação, como no caso de pulgas e carrapatos.

O termo parasita tem origem grega e pode ser traduzido como ”aquele que come na mesa de outro”, sugerindo a capacidade do parasita de roubar nutrientes do hospedeiro. A ciência que estuda as infecções, bem como as características dos parasitas, é chamada de parasitologia.

Explicação: espero ter ajudado >:3

Perguntas interessantes