Português, perguntado por margaridafatima, 1 ano atrás

4)
Observe o trecho do Guia do Livro Didático de Língua Portuguesa (2014, p.20):
[...]Por outro lado, em todas as coleções, há atividades voltadas diretamente para o desenvolvimento de capacidades implicadas na leitura proficiente, como o resgate de aspectos relevantes das condições de produção do texto, o reconhecimento do gênero e/ou do tipo de texto em jogo, a compreensão global, a localização de informações explícitas, a inferência de informações implícitas, a articulação entre diferentes partes do texto, a compreensão do sentido de vocá- bulos a partir de sua ocorrência em contextos determinados etc. [...]
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos : PNLD 2015 : língua portuguesa : ensino médio. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014, p.20.
Este fragmento apresenta a forma como a prática de leitura é abordada nas coleções. De acordo com a propostas do Guia, é correto afirmar que:

Alternativas:
a)
A leitura deve considerar os aspectos relacionados à codificação e decodificação de letras, sons e palavras, sem a necessidade de conduzir práticas sociais e críticas.
b)
A leitura deve considerar todos os aspectos relevantes da criação do texto e, ainda, permitir o desenvolvimento de conhecimentos e estratégias variadas.
c)
A leitura deve ser trabalhada por meio de fragmentos textuais, uma vez que a interpretação e a compreensão textual não são práticas necessárias ao ensino da Língua Portuguesa.
d)
A leitura deve ser vista como uma prática exclusivamente escolar, uma vez que no cotidiano ela não faz parte das atividades sociais, dessa maneira, o seu ensino deve privilegiar a gramática.
e)
A leitura deve ser realizada por meio dos fragmentos do livro didático com o objetivo único de buscar termos e palavras para um ensino gramatical.
5)
O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Um escritor competente é alguém que, ao produzir um discurso, conhecendo possibilidades que estão postas culturalmente, sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará escolhendo aquele que for apropriado a seus objetivos e à circunstância enunciativa em questão."
BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 47.
Dessa forma, o livro didático deve apresentar propostas de trabalho com produção de texto que:

Alternativas:
a)
Considerem a esfera literária como única que permite veicular adequadamente o trabalho de leitura e produção textual.
b)
Abordem aspectos gramaticais que possam ser utilizados nas aulas de gramática e sistematização da língua.
c)
Considerem as condições de produção de um determinado gênero textual, o que permite que a prática da escrita seja visualizada em sua real atuação.
d)
Permitam ao professor não realizar planejamento de suas aulas e, dessa forma, apresente todos os conteúdos relacionados a esta prática.
e)
Trabalhem com uma única modalidade textual: a dissertação escolar, dessa forma não há necessidade de apresentar gêneros variados.

Soluções para a tarefa

Respondido por ducatrindade
4
questão número 4) letra b

suelianna: alguém sabe a resposta da número 5
Perguntas interessantes