4)
O surgimento do proletariado como força política coloca a questão social como algo a ser enfrentado pelo Estado, em função dos interesses de grupos hegemônicos do empresariado. Sobre o Estado Burguês analise as assertivas abaixo:
I. O Estado tratava a questão social com diálogo e propostas de participação popular.
II. O Estado enquanto núcleo do poder burguês assume a função de administrar ou reduzir as mazelas impostas às classes subalternas.
III. As ações governamentais que se implementavam neste período estavam focalizadas muito mais em reduzir e comprimir as manifestações.
IV. O perfil da intervenção estatal no tratamento da questão social vem sendo historicamente marcado pela ideologia paternalista/autoritária.
Estão corretas somente:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e IV
c)
I e III
d)
II e III
e)
II, III e IV
5)
Desta forma, os conservadores identificados como "profetas do passado" reeditam formas de vida que já foram historicamente dominantes, porém superadas, tornando-as válidas para a atual organização da sociedade. [...] Em outras palavras, ___________________e ____________________ são duas maneiras de viver e ver a sociedade, portanto dois pensamentos integrados se fundem em um único estilo de pensamento focado no objetivo de consolidar um único projeto de classe para a sociedade, a dominação, que se resume no modo de vida da sociedade capitalista.
Completa as lacunas com as palavras que dão sentido ao texto:
Alternativas:
a)
O pluralismo e o racionalismo
b)
O conservadorismo e a transição
c)
O capitalismo e a acumulação
d)
A acumulação e as desigualdades
e)
O racionalismo e o conservadorismo.
Soluções para a tarefa
4 -
I é verdadeira, de modo que a "Questão Social" faz parte também de problema da desigualdade ou de situação de miséria.
II é falsa, além da expressão da desigualdade social há também a expressão do modelo de organização da sociedade.
III é verdadeira, tendo especial significado a partir da Revolução Industrial por ser o período em que as contradições de classe se tornam mais evidentes.
IV é verdadeira, de modo que ou o Estado se adapta ou desaparece.
É correta a alternativa D.
5 -
Preenchem as lacunas as expressões "A acumulação" e "as desigualdades".
Na perspectiva marxista, a acumulação foi um estágio necessário ao desenvolvimento da sociedade industrial, e teve como uma de suas consequências as desigualdades, precisando os dois estágios históricos serem superados em prol da solidariedade entre os seres humanos.
É correta a alternativa D.