4 — O racismo estrutural produz um ambiente hostil para a população negra e muitos são os obstá-culos para que ela consiga construir uma vida digna e segura. De acordo com a sua leitura deste capítulo, escreva o que você entende como sendo o principal objetivo da política de cotas (reserva de vagas) para pessoas negras, indígenas, de baixa renda e vindas da escola pública nas universidades públicas do país. Se necessário, faça uma pesquisa a respeitos das cotas para responder a essa questão.
Soluções para a tarefa
Explicação:
As cotas sociais são um método de facilitar o acesso à educação para pessoas pertencentes a algumas minorias ou um grupo em desvantagem social quando comparado a outros mais privilegiados.
Cotas raciais visam acabar com a desigualdade racial e o racismo estrutural, que ainda excluem pessoas negras e indígenas das universidades, do mercado de trabalho e dos espaços públicos.
Há cotas também para quem estudou em escola pública, pois tem menos vantagens comparando com as particulares, evitando a desigualdade social.Para ingresso em cursos de graduação em universidades públicas federais, além da origem étnico-racial, o candidato à vaga reservada deve ter cursado todo o seu ensino médio em escolas públicas.
Resposta:
As cotas raciais tem uma grane importância pois elas buscam de uma maneira mínima igualar as condições que não são apenas étnicas em relação as diferenças na sociedade.
Utilizando a população negra como um bom exemplo, observamos a necessidade de cotas pois além dos negros ao longo da história terem sito explorados, os negros ficaram atrasados em relação ao processo de avanço econômico e social devido a urbanização, o que remete as características tradicionais e a importância deles serem introduzidos no campo universitário para estudar e conquistar uma formação.
Explicação: